Outros Quinhentos recomenda: biografia do inspirador Dom Pedro Casaldáliga

Bispo nascido na Espanha e radicado no Mato Grosso ganhou livro que conta sua vida revolucionária e poética — há três exemplares em sorteio, para quem financia Outras Palavras



Por Simone Paz

Pedro é livre, ninguém o aprisiona. É insubordinado. Insolente. E isso é vida. Vida borbulhante. É vida que renova. É água que invade. É furacão que derruba. Ele desinstala. Ele incomoda. É alguém que, como diríamos na linguagem popular, tira as pessoas do sério.

(Padre Júlio Lancellotti)

Em abril deste ano, a jornalista Ana Helena Tavares lançou o livro “Um Bispo Contra Todas as Cercas: A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”. O texto é fruto de conversas e encontros de Ana Helena com o bispo de 91 anos, nascido em Barcelona, radicado no Brasil desde 1968, poeta e defensor de minorias, que protegeu perseguidos pela ditadura, comandou por anos a Prelazia de São Félix, no Araguaia, Mato Grosso, e hoje é bispo emérito.

Sua história é tão fascinante, que desperta a admiração de todos aqueles que defendem as causas justas e a liberdade. Alinhado com os padres da Teologia da Libertação, como o Dom Paulo Evaristo Arns, Padre Júlio Lancellotti e o Papa Francisco, Casaldáliga também tem enorme desaprovação entre ruralistas, católicos conservadores e outros grupos que não vêem com bons olhos a sua trajetória revolucionária e irreverente.

Também em abril, Outras Palavras publicou a introdução do livro de Tavares, sob o título de “O bispo que não vai para o céu”. Para ler, acesse aqui.

O livro está disponível para a compra, escrevendo diretamente para nós, do Outras Palavras, por meio do endereço [email protected]

Colaboradores do nosso financiamento coletivo, Outros Quinhentos — única fonte de recursos para manter nosso site, pesquisa e publicações — têm 25% de desconto, ficando, assim, de R$49 por R$36,75 (frete à parte).

Mas nesta (bendita!) sexta-feira de greve geral, nós oferecemos três exemplares em sorteio para membros do Outros Quinhentos: basta completar este formulário até quarta-feira 19 de junho e cruzar os dedos!


Na orelha do livro, Paulo Gabriel Blanco define a autora e a obra:

“Ana Helena, corajosamente teimosa, como Pedro, decidiu enfrentar o risco de escrever a biografia deste homem extraordinário e conseguiu brilhantemente apresentar muitos “Pedros” que há no Pedro: poeta, profeta, místico, revolucionário, definitivamente humano. Para isso, fez algo fundamental: ouviu muito e ouviu as testemunhas que viveram ou vivem com Pedro, são depoimentos e narrativas reais que dão autenticidade e leveza ao texto […]”

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: