Apaixona-te pela Rotina

Apaixona-te pela Rotina

Apaixona-te pela Rotina

750 500 Hugo Gonçalves

A bondade é o único investimento que nunca vai à falência.

Henry David Thoreau

Apaixona-te pela Rotina

Em 1845, o escritor, naturalista e filósofo Henry David Thoreau estabeleceu a sua própria quarentena e rotina nas margens do lago Walden, onde construiu uma pequena cabana e lá passou dois anos com o objetivo de simplificar sua vida e se dedicar à contemplação da natureza e escrever suas reflexões. Recebia visitas, e até mesmo comidinha que a mãe lhe levava ou enviava 🙂

Estou na minha esplanada “improvisada” aqui na varanda de casa. É o meu lago Walden onde por estes dias aproveito esta “pausa” que nos pede que, para podermos estar juntos mais à frente, estejamos agora separados no afeto físico e relações humanas. Nova Rotina de Human Touch.

Durante alguns dias senti um conflito interior entre parar, mas parar a sério e aproveitar da melhor forma esta “bazuca” que é o COVID19 para realizar um período sabático, quer a nível profissional, quer a nível mais pessoal.

Ao mesmo tempo surgiu uma imensa vontade de “reagir”, de não estar parado, de fazer mil e uma coisas para tentar assegurar projetos, negócios, etc. De ir atrás dos outros e das reações e decisões dos outros (profissionalmente falando).

O que aconteceu é humanamente é normal numa situação destas – eu procurava uma resposta, ações, decisões que me pudessem retirar do registo desconfortável em que estava. O meu estado de espírito nessa altura era a de um jogador do jogo finito. Onde se ganha ou perde. E sentia-me a perder.

Mas o que se tornou importante é que o verdadeiro jogo é o jogo infinito, o campeonato sem fim. Onde o único objetivo é estar no jogo. Com os Outros. Responder, é o que desejo fazer nesta situação. Não reagir à situação.

Nesse sentido fiquei mais tranquilo porque de facto não é agora a altura de testar novos produtos e serviços que estavam quase prontos a sair, ou fazer prospeções de mercado. 

Para mim o tempo agora é de ser persistente – continuar a preparar-me e a trabalhar naquilo que acredito, mesmo que demore mais do que gostaria ou estaria à espera. E ajudar no que posso.

Como todos estamos numa transição bastante acelerada, que não passa apenas por trabalhar de forma remota, mas também por alterar hábitos pessoais, profissionais, familiares, de exercício e de sanidade mental, é com essa temática que quero contribuir.

Imagino que as coisas devem estar uma loucura do teu lado. Montes de dúvidas, montes de adaptações, putos e outros familiares a necessitarem da nossa atenção e serenidade.

Mas queria deixar aqui uma ideia – esta transição não é para uma nova forma de trabalhar ou de fazer as coisas. É sem dúvida, uma transição para uma nova forma de SER.

E isso pede que dediques algum tempo para ti própri@, para poderes sentir e reconhecer qual o melhor roadpmap individual para fazeres esse percurso. Sem isso, podemos correr o risco de estarmos semanas ou meses a reagir, e não a responder a este desafio.

Estas foram as aprendizagens (quer através da minha realidade quer através de pesquisas) que sinto que podem ser úteis:

1) CRIAR ALGUM “ESPAÇO” PARA PROCESSARES ISTO NAS VÁRIAS VERTENTES

Estamos numa situação bastante complexa. Conforme os casos, personalidade ou foco no presente, passado ou futuro, é algo que assusta. É super importante que qualquer ação ou decisão mais perene relativa a estes tempos seja realizada com a mente e o corpo devidamente ajustados. Desde mais stress, cansaço, até dormir de forma menos saudável são sinais que o corpo e mente estão a processar. Respeita. Tempos diferentes, mindsets diferentes. Dá-te tempo!

2) AUTOCUIDADO

Quando trabalho a Inteligência Emocional nos meus projetos falo sempre da autorregulação emocional como sendo um ponto fulcral nos processos de liderança, definição de estratégias e gestão de equipas. Um dos núcleos da autorregulação é “escutar” o corpo e também a cabeça, não os levar a extremos, pois ainda temos alguns desafios pela frente e em modo burnout não consegues ajudar ninguém; Cuida-te!

3) SOLVE ET COAGULA

Este é um dos princípios da Alquimia – concentra e dispersa a tua energia e foco, de acordo com a situação. Nesse sentido cada decisão ou ação pessoal e profissional terá que ter uma abordagem customizada. E vinda de algo sustentado.

4) LIGA O DESCOMPLICADOR 🙂

Em vez de estares a lançar ideias disruptivas, inovadoras, avalia de forma objetiva quais as formas mais simples de ajudares os teus colegas e clientes. Utiliza a tua zona atual de génio (sem procurares a diferenciação por coisas completamente novas e não testadas). Partilha o teu todo atual. Irás criar maior valor e impacto com o menor esforço e em equilíbrio.

5) SENTE ANTES DE RESPONDERES

No seguimento ou até mesmo antes do ponto anterior, vê se faz sentido fazeres coisas por fazeres e que tipo de auxilio isso irá trazer aos outros. O objetivo agora é ser efetivo, não produtivo.

6) APAIXONA-TE PELA ROTINA

Eu pessoalmente detesto rotina, mas nestes dias percebi que tinha uma vida bastante dinâmica e multitemática precisamente porque tive a felicidade de estabelecer rotinas mais pessoais que me permitem ser mais ágil e responsivo e curioso a nível profissional. Caos e Ordem. Rotina e Criatividade. Como podes viver ambas de forma simultânea?

7) SÊ UM ESTRATEGA SOLDADO

Escolhe quem e quais os focos mais importantes: família, relações, equipa, clientes. Sejam quais forem e pela ordem que for, porque não somos todos iguais nem vivemos situações iguais. Após teres bem presente o que é necessário fazer em cada uma dessas dimensões, aí torna-te um “soldado” no terreno na implementação incansável dessas decisões e focos.

Deixo-te não com a frase final do costume, mas sim com a sabedoria destes senhores (com John Lennon no público, mesmo no fim do vídeo):

You can’t always get what you want, You can’t always get what you want, But if you try sometimes, you might find, You get what you need!

The Rolling Stones – You Can’t Always Get What You Want

Obviamente, estou ao dispor para aquilo que precisares para lidar e melhor gerir em ti e com os outros este desafio nos temas onde sei que posso contribuir – Liderança, Desenvolvimento Organizacional, Estratégia e Design Thinking, Cultura e Equipas. É só apitar. Os contactos estão em baixo e a vontade de ajudar está em alta. 🙂

Qualquer coisa que precises, desde sugestões, reflexões, abordagens sobre algum desafio concreto no teu trabalho, organização e clientes nas áreas onde posso ajudar (referidas no paragrafo acima), ou apenas conversar, apita e marcamos um Zoom.

Como escrevi, estou em sabático pessoal e profissional, mas sempre disponível para partilhar o que sei e os meus vipes 🙂 para facilitar a vida aos colegas e clientes.

Obrigado, Boa semana e Cuita-te,
Hugo

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com