Diplomatas não acreditam que discurso de Bolsonaro na ONU terá impacto positivo para o país
Integrantes do Itamaraty esperam que discurso de Bolsonaro será "mais moderado", mas o consenso geral é que a fala não trará resultados positivos
247 - A expectativa reinante no Itamaraty é de que o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21), seguirá uma linha supostamente “mais moderada” do que os anteriores. Mas o consenso é que a fala não tem capacidade de restaurar a imagem do Brasil no exterior.
O ocupante do Palácio do Planalto continuará sem credibilidade internacional, "já que todas as ações de Bolsonaro vão em direção oposta ao equilíbrio e à moderação", escreve a jornalista Bela Megale.
"Entre essas ações, diplomatas apontam o negacionismo do presidente sobre a vacina, o desmonte da política ambiental e os discursos golpistas, em especial no 7 de setembro. Lembram que também pesa contra a credibilidade de Bolsonaro as duas falas que já fez na ONU, repletas de teorias negacionistas e com ataques a outras nações".
"Mesmo que Bolsonaro adote um tom mais moderado, os diplomatas não têm ilusões de que haja volta a uma linha mais tradicional do Itamaraty, responsável pelo respeito e reputação do Brasil no âmbito mundial".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: