Bolsonaro faz birra e diz que quem decide sobre pandemia é Anvisa e STF: "não tenho opinião"
"Eu sou um presidente que não tenho como decidir as questões voltadas à pandemia", reclamou Bolsonaro, que se comportou como referência do negacionismo no Brasil desde o surgimento da Covid-19
247 - Um dia após o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), anunciar a proibição de voos do sul da África ao Brasil por conta da nova variante do coronavírus, a Ômicron, Jair Bolsonaro fez birra e reclamou de supostamente não ter direito a decidir sobre os cuidados contra a pandemia.
"Não é Anvisa que decide? Pergunta para a Anvisa. Ponto final. Eu não tenho opinião. Eu sou um presidente que não tenho como decidir as questões voltadas à pandemia. Quem decide é o Supremo", falou.
Desde o início da pandemia, Bolsonaro se colocou como referência do negacionismo no Brasil e passou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) quando a Corte decidiu que os governos municipais, estaduais e federal têm competências concorrentes para decidir sobre temas relacionados à saúde. Na prática, o Supremo não tirou a responsabilidade de Bolsonaro de agir contra a pandemia, mas estabeleceu que estados e municípios também devem ter sua autonomia preservada.
Questionado sobre a realização de festas como Carnaval e Réveillon, Bolsonaro criticou chefes de estados favoráveis aos eventos. "Eu não vou sair para o carnaval. Pergunte para os governadores. Eduardo Paes já anunciou. Se eu falar que não ele vai falar o que para mim? Que não vai cumprir meu decreto. Pergunta para ele e não pra mim".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: