CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Governo Biden pressiona Bolsonaro a não viajar à Rússia

Em contatos com governo brasileiro, EUA expressam preocupação com encontro de Jair Bolsonaro com Vladimir Putin

Jair Bolsonaro e Joe Biden (Foto: REUTERS/Adriano Machado | REUTERS/Leah Millis)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo dos Estados Unidos não quer que Jair Bolsonaro realize a viagem à Rússia programada para meados de fevereiro.

A visão de Washington foi transmitida por representantes do governo Biden a autoridades brasileiras, avaliando que o momento não é adequado para uma aproximação entre Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, informa O Globo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tensão política e militar entre os EUA/Otan e a Rússia se tornou um dos principais pontos da agenda bilateral entre Estados Unidos e Brasil, principalmente depois que o país assumiu, em janeiro, um mandato de dois anos como membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU. O governo estadunidense faz máximos esforços para isolar o país liderado por Vladimir Putin.

A pressão dos EUA sobre o Brasil já foi manifestada em conversas entre integrantes dos governos dos dois países. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken já pediu uma “resposta forte” do Brasil ao que considera uma ameaça de agressão da Rússia à Ucrânia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, o encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia em Brasília, Anatoliy Tkach, sugeriu que Bolsonaro visite seu país, além da ida a Moscou. Segundo o diplomata, isso ajudaria a equilibrar a viagem do presidente brasileiro à Rússia.

Por enquanto, a viagem de Bolsonaro à Rússia continua mantida. O Palácio do Planalto informou que as datas não estão fechadas, mas existe a expectativa de Bolsonaro embarcar para Moscou por volta do dia 12.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO