TV 247 logo
      HOME > Poder

      Pesquisas XP/Ipespe e Modal/Futura, que têm mesmo contratante final, mostram discrepâncias e divergências de metodologia

      Levantamento Ipespe aponta Lula líder isolado, enquanto pesquisa realizada pelo Futura mostra apenas 5 p.p. de diferença

      Lula, Bolsonaro (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | REUTERS/Ueslei Marcelino)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Leonardo Sobreira, do 247 - Os resultados da pesquisa ModalMais/Futura causaram estranheza ao apontar para uma margem de apenas 5 pontos entre Lula e Jair Bolsonaro, uma vez que todas as outras pesquisas apontam o ex-presidente com ampla margem de vantagem, podendo até mesmo vencer a disputa no primeiro turno. 

      O mais recente levantamento Ipespe, instituto patrocinado pela XP Investimentos, divulgado nesta quinta-feira (27), mostra que Lula segue na liderança isolada da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto. Atrás do petista, aparece Bolsonaro, com 24%.

      Já no levantamento estimulado realizado pela Futura, Lula tem 36,9% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31,4%.

      A metodologia empregada pelo instituto contratado pelo Modal é "estranha", relatou um cientista político que tem trabalhado com pesquisas quantitativas e qualitativas há anos para empresas e partidos políticos. A pesquisa respeita "os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais de sexo, idade e estado de moradia", conforme o documento descreve, mas utiliza "estado de moradia" como um dos fatores. 

      De acordo com a fonte, o dado pode não expressar representatividade com a mesma clareza que fatores como renda e grau de escolaridade. Além disso, o desmonte dos censos nos últimos anos levanta dúvidas quanto à base de dados utilizada pelo Futura. 

      O levantamento também questionou os respondentes sobre três nomes minoritários, o que pode ter comprometido algumas respostas.

      No levantamento realizado pelo Ipespe, "controle de instrução", "renda" e "recall do voto presidencial de 2018" foram considerados. As entrevistas telefônicas utilizaram o sistema CATI IPESPE. 

      A representatividade das bases de dados utilizadas em pesquisas telefônicas é de suma importância aos leitores na hora de analisar a veracidade de uma pesquisa, reforçou a fonte. 

      A grande diferença entre os resultados foi objeto da coluna de Lauro Jardim, no Globo, nesta quinta-feira (27). O jornalista aponta: "é interessante perceber também que XP e Modal são, desde a semana retrasada, duas empresas financeiras controladas por um mesmo grupo: por R$ 3 bilhões a XP Inc. comprou o Modal". Segundo ele, uma possibilidade é o grupo estar atirando "para todos os lados."

      No site do TSE, as duas pesquisas, realizadas por Ipespe e Futura, estão registradas para o período. O cadastro da primeira é BR-05162/2022; da segunda, BR-08869/2022.

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: