TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Cessar-fogo é limitado e ofensiva militar da Rússia na Ucrânia continua

      Em Mariupol, os cidadãos seriam autorizados a sair durante uma janela de cinco horas

      (Foto: Reuters)
      Leonardo Attuch avatar
      Conteúdo postado por:

      LVIV/KYIV, Ucrânia (Reuters) - A Rússia disse que suas forças pararam de disparar perto de duas cidades ucranianas neste sábado para permitir a passagem segura de civis que fogem dos combates, mas continua sua ampla ofensiva na Ucrânia, onde a capital Kiev passou por um período renovado. assalto.

      O Ministério da Defesa russo disse que suas unidades abriram corredores humanitários perto das cidades de Mariupol e Volnovakha, que foram cercadas por suas tropas, informou a agência de notícias russa RIA.

      Em Mariupol, os cidadãos seriam autorizados a sair durante uma janela de cinco horas, segundo as autoridades da cidade.

      Não houve confirmação imediata de que os disparos haviam parado e não estava claro se o cessar-fogo seria estendido a outras áreas, ou quanto tempo duraria, já que a invasão da Ucrânia pela Rússia entrou em seu décimo dia.

      O Ministério da Defesa russo disse que uma ampla ofensiva continuaria na Ucrânia, disse a RIA.

      Agências de ajuda humanitária alertaram para um desastre humanitário que está se desenrolando à medida que alimentos, água e suprimentos médicos se esgotam e os refugiados afluem para o oeste da Ucrânia e países europeus vizinhos.

      Um negociador ucraniano disse na quinta-feira que uma segunda rodada de negociações de cessar-fogo com a Rússia não produziu os resultados que Kiev esperava, mas ambos os lados chegaram a um entendimento sobre a criação de corredores humanitários. Mykhailo Podolyak disse que os dois lados prevêem um possível cessar-fogo temporário em algumas áreas para permitir a evacuação de cidadãos. 

      Na cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país - um prêmio importante - não há água, calor ou eletricidade e os alimentos estão acabando, segundo o prefeito Vadym Boychenko.

      "Estamos simplesmente sendo destruídos", disse ele.

      O serviço estatal de comunicações especiais e proteção de informações da Ucrânia diz que as forças russas concentraram esforços em cercar Kiev e Kharkiv, a segunda maior cidade, enquanto pretendem estabelecer uma ponte terrestre para a Crimeia.

      Kiev, no caminho de uma coluna blindada russa que está parada nos arredores da capital ucraniana há dias, foi novamente atacada, com explosões audíveis do centro da cidade.

      O meio de comunicação ucraniano Suspilne citou autoridades em Sumy, cerca de 300 quilômetros a leste de Kiev, dizendo que há risco de confrontos nas ruas da cidade, pedindo aos moradores que fiquem em abrigos.

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247