Zelensky faz 'pedido desesperado' por aeronave em ligação com legisladores dos EUA
Zelensky pediu repetidamente ao Ocidente para implementar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, mas os EUA e seus aliados da Otan rejeitaram
WASHINGTON, 5 Mar (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um "pedido desesperado" para que aeronaves combatam invasores russos durante uma videochamada no sábado com legisladores norte-americanos, disse o líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer.
No Congresso dos EUA, controlado pelos democratas, há um forte apoio bipartidário para US$ 10 bilhões em ajuda militar e humanitária de emergência para a Ucrânia após a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.
Zelensky pediu repetidamente ao Ocidente para implementar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, mas os EUA e seus aliados da Otan rejeitaram esses pedidos temendo um confronto direto com Moscou.
Os EUA, em vez disso, prometeram ajuda militar a Zelensky, e o líder ucraniano "fez um apelo desesperado para que os países europeus forneçam aviões de fabricação russa para a Ucrânia" durante a videochamada de sábado, disse Schumer.
"Esses aviões são muito necessários. E farei tudo o que puder para ajudar o governo a facilitar sua transferência", disse Schumer em comunicado. Mais de 280 membros do Senado e da Câmara dos Deputados participaram da convocação.
Não ficou imediatamente claro como Washington poderia ajudar na transferência de aeronaves fabricadas na Rússia. No entanto, pode facilitar as transações ou possivelmente envolver-se no pagamento ou fornecer substitutos para aliados que fornecem jatos à Ucrânia.
Vários membros republicanos do Congresso, incluindo os senadores republicanos Marco Rubio e Lindsey Graham, tuitaram seu apoio a Zelensky durante e após a ligação.
O líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, um republicano, está trabalhando com Schumer e outros legisladores para obter toda a assistência que o governo do presidente Joe Biden solicitou para a Ucrânia, disse Schumer a Zelensky, de acordo com uma fonte informada sobre a ligação.
"Juntos, obteremos rapidamente essa assistência de mais de US$ 10 bilhões em assistência econômica, humanitária e de segurança ao povo ucraniano", disse Schumer, segundo a fonte.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: