CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Alemanha certamente não enviará aviões de guerra à Ucrânia, diz Olaf Scholz

Scholz disse que a Alemanha forneceu todos os tipos de equipamentos de defesa e enviou armas

Olaf Scholz (Foto: REUTERS/Michele Tantussi)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Reuters - A Alemanha certamente não enviará aviões de guerra para a Ucrânia, disse o chanceler Olaf Scholz nesta quarta-feira, depois que os Estados Unidos rejeitaram uma oferta da Polônia de transferir seus jatos MiG-29 de fabricação russa para uma base norte-americana na Alemanha como uma forma de ajudar as forças ucranianas.

Falando em uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, Scholz disse que a Alemanha forneceu todos os tipos de equipamentos de defesa e enviou armas.

"Mas também é verdade que temos que considerar com muito cuidado o que fazemos concretamente, e definitivamente os aviões de guerra não fazem parte disso", disse Scholz.

A Ucrânia pediu às nações ocidentais que forneçam caças para combater uma operação militar russa que forçou mais de dois milhões de refugiados a fugir do país.

A Polônia disse na terça-feira que está pronta para transferir todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, e colocá-los à disposição dos Estados Unidos e instou outros membros da Otan a fazerem o mesmo. O Pentágono rejeitou a oferta como não "sustentável", enquanto a Rússia disse que seria perigosa.

Trudeau disse que seu país está enviando mais C$ 50 milhões (US$ 39 milhões) em equipamentos para a Ucrânia, incluindo câmeras usadas em drones.

"Queremos diminuir o conflito", acrescentou Trudeau.

Scholz e Trudeau disseram que discutiram a cooperação energética, tanto à luz das metas climáticas quanto da crise da Ucrânia, que destacou a dependência da Europa, e particularmente da Alemanha, das importações de petróleo e gás da Rússia.

O Canadá é o quarto maior produtor de petróleo do mundo e o sexto maior produtor de gás natural.

Scholz disse que a Alemanha deve diversificar as matérias-primas utilizadas pela indústria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Questionado se a Alemanha se opunha categoricamente à proibição das importações de energia russa, Scholz disse que há vários meses vem trabalhando para reduzir sua dependência das importações de combustíveis fósseis.

($ 1 = 1,2821 dólares canadenses)

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO