Começa hoje a construção coletiva da Conferência Livre de Saúde

A partir das 17h, acontece o lançamento da Conferência Nacional Livre, Popular e Democrática da Saúde. Ela deve suscitar debates e mobilizações em torno da defesa do SUS e de sua transformação. Poderá impulsionar a refundação da Reforma Sanitária?

.

Hoje, Dia Mundial da Saúde, será dada a largada à construção coletiva da Conferência Livre Popular e Democrática de Saúde 2022, que chega a seu ápice em 5 de agosto com um evento presencial em Brasília. Mas a partir das 17h, todo o Brasil poderá acompanhar e participar do evento de lançamento da Conferência pelos canais e redes sociais das entidades da Frente Pela Vida, organização que está preparando o evento. É possível assistir também pelo YouTube de Outras Palavras, no vídeo incorporado abaixo. O lançamento acontece de forma híbrida: alguns dos participantes falarão a partir da Câmara de deputados, na capital federal, mas muitos também falarão a partir de suas casas, via videoconferência.

Outra Saúde é entusiasta da ideia desde o seu princípio. Em 14 de fevereiro, entrevistamos Rosana Onocko, médica, psicanalista e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Ela pensa que a Conferência Livre pode impulsionar a refundação do movimento da Reforma Sanitária. Implica apoiar-se nos princípios da luta que levou à criação do SUS, mas formular uma nova agenda, capaz de responder às realidades que emergiram, na Saúde, ao longo de quatro décadas. Na última semana, conversamos também com o diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF e um dos coordenadores da Frente Pela Vida, Túlio Batista Franco. Ele espera que ao longo dos próximos meses, espera-se que o chamado das entidades resulte em debates e mobilizações em todo o país. Serão convocadas autonomamente, por quem quer que deseje engajar-se na luta pela Saúde Pública.

Cá em nosso site, preparamos uma área especial para concentrar todo o material produzido a partir dos debates da Conferência, e mais reflexões sobre o que esperar do evento de 5 de agosto. Também reunimos um material muito especial: um conjunto de 13 entrevistas, gravadas em meados de 2021, com importantes nomes do movimento da Reforma Sanitária, pesquisadores de saúde, economia e ciência política. Nos vídeos, ainda atualíssimos, reunimos algumas ideias e pensamentos para a reconstrução do SUS, a luta contra seu desmonte e a história inspiradora que o criou.

Leia Também: