GSI confirma que teve encontro com a CIA para discutir "promoção da democracia", mas nega ter recebido "recados"
O ofício, encaminhado por Augusto Heleno à Câmara em 2 de setembro de 2021, dois meses após os encontros, informa que houve reuniões no Planalto
247 - O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Augusto Heleno, confirmou, em ofício enviado à Câmara dos Deputados, que teve um encontro com o diretor-geral da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), Williams Burns, em julho do ano passado, para discutir assuntos relativos "à promoção da democracia" e da "estabilidade no Hemisfério".
O GSI também disse que "não recebe recados de nenhum país do mundo, nem os transmite". E afirmou que "os assuntos tratados, em reuniões, na área de inteligência, são sigilosos".
Burns desembarcou em Brasília no dia 1º daquele mês. O encontro não constava previamente nas agendas das autoridades.
No encontro, Burns pediu para que membros do governo Jair Bolsonaro (PL) não questionassem o sistema eleitoral brasileiro.
No ofício enviado à Câmara, Heleno destacou que o diretor da CIA ficou interessado, em relação à Abin, "na permanência da cooperação em matéria de inteligência, fundamental para responder a ameaças de caráter transnacional, como o terrorismo, a criminalidade organizada e a criminalidade cibernética".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: