União Europeia decide por embargo parcial ao petróleo russo e corte do maior banco do país do SWIFT
Líderes da UE negociaram o sexto pacote de sanções contra a Rússia
TASS - Os líderes da União Europeia (UE) negociaram o sexto pacote de sanções contra a Rússia, que inclui o embargo parcial à importação de petróleo russo e o corte do banco russo Sberbank do sistema de pagamentos internacionais SWIFT, anunciou nesta segunda-feira (30) o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
"Acordo para proibir a exportação de petróleo russo para a UE. Isso cobre imediatamente mais de 2/3 das importações de petróleo da Rússia, cortando uma enorme fonte de financiamento para sua máquina de guerra. Pressão máxima sobre a Rússia para acabar com a guerra", tuitou Michel.
"Este pacote de sanções inclui outras medidas contundentes: retirar do SWIFT o maior banco russo, o Sberbank, banir mais 3 emissoras estatais russas e sancionar indivíduos responsáveis por crimes de guerra na Ucrânia", acrescentou.
Os países membros da UE negociaram o sexto pacote de sanções por quase um mês. Inicialmente, a UE planejava proibir a importação de todo o petróleo e derivados russos, mas essa decisão foi contestada pela Hungria e vários outros países, que acreditam que tais medidas causarão danos catastróficos à economia europeia. A Comissão Europeia teve que excluir o oleoduto russo do pacote para obter o consentimento da Hungria.
Enquanto isso, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban afirmou antes da cúpula que não havia consenso sobre o embargo de petróleo durante as negociações preliminares dos enviados da UE. Acusando a Comissão Europeia de irresponsabilidade, Orban pediu para garantir a segurança energética dos países europeus antes de impor quaisquer sanções.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: