TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      "Governo Bolsonaro é agente da entrega da Amazônia", diz Elias Jabbour

      Professor também fez uma análise do quadro internacional e afirmou que o centro de gravidade da economia mundial hoje é a Ásia

      Elias Jabbour, Bolsonaro e Amazônia em chamas (Foto: Reprodução | REUTERS/Ueslei Marcelino |)
      Leonardo Attuch avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O geógrafo Elias Jabbour, professor da UERJ e autor do livro "China: o socialismo do século 21", afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que Jair Bolsonaro é um agente da entrega da Amazônia. "O bloco de poder que Bolsonaro representa é uma ameaça à soberania nacional", disse ele, acrescentando que o descaso com a floresta abre espaço para novos ataques internacionais ao Brasil.

      Jabbour também falou sobre a cúpula recente dos países do G7, que anunciaram um projeto de investimentos para competir com a Nova Rota da Seda, da China. "Os países do G7 não têm mais base econômica nem capacidade política para oferecer pacotes de infraestrutura aos países em desenvolvimento. O centro de gravidade da economia mundial hoje é a Ásia, não mais a América do Norte", disse ele.

      Jabbour, no entanto, afirmou que a relação Brasil-China hoje não é ganha-ganha. "Mas pode vir a ser. O Brasil deve exigir da China novas infraestruturas, trens de alta velocidade e a reindustrialização. O superávit brasileiro com a China é uma ilusão de ótica", disse ele. O professor, no entanto, acrescentou que o ex-presidente Lula "tem muita habilidade" e pode arbitrar ganhos na disputa entre Estados Unidos e China.

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: