CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Entrevistas

‘Vínculo dos empresários com a democracia é funcional’, diz Breno Altman

“Quando acham que é bom para os negócios, são democratas. Quando acham que é bom um golpe, eles são a favor de golpe”, diz o jornalista

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil 247 | FIESP)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Breno Altman, repercutindo na TV 247 a declaração do empresário Pedro Passos, fundador da Natura, de que um golpe de Jair Bolsonaro (PL) seria ruim para os negócios, afirmou que o compromisso da burguesia brasileira com a democracia é “funcional”.

“Quando eles acham que é bom para os negócios, eles são democratas. Quando eles acham que para os negócios é bom um golpe e ditadura, eles são a favor de golpe e ditadura. É um cálculo instrumental”, afirmou. “Nesse momento, Bolsonaro é muito disfuncional para a burguesia brasileira. Vários setores da burguesia brasileira chegaram a esta conclusão, e chegaram à conclusão, por tabela, que a ruptura do que resta da ordem democrática também é disfuncional”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele ainda ironizou que, assim como em 1964 e 2016, a burguesia sempre apoie a ruptura da democracia justamente alegando estar em defesa do regime democrático. “A ditadura na lógica da burguesia é sempre pela democracia. Pode parecer uma contradição mas não é”. 

“O que é a democracia liberal? Um regime político pelo qual, em tempos estáveis, a burguesia considera que seus negócios são bem defendidos. Se eventualmente essa democracia liberal, porque ascende um governo de esquerda, passa a fazer ‘mal’ aos negócios, faz parte da maneira como eles compreendem a democracia liberal a possibilidade de suspendê-la, para enfrentar os inimigos da democracia que, na lógica desses mega capitalistas, é o povo, a esquerda, as forças que não aceitam que seus negócios sejam feitos como são feitos”, finalizou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO