CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

MST desmente fake news de Ciro Gomes sobre reforma agrária no governo Lula

MST repudia as notícias falsas propagadas via o Twitter do candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), distorcendo fatos sobre a gestão da política fundiária durante o governo Lula

Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Do site do MST – Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), expressa sua indignação ao se deparar com as inverdades publicadas na tarde desta segunda-feira (22), feita via rede social de Ciro Gomes, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) à vaga de presidente da República, nas eleições deste ano.

Em tweet publicado por Ciro, o mesmo cita infundadamente que “Lula fez menos reforma agrária do que FHC”, divulgando publicamente mais uma notícia falsa em ataque direto à campanha de Lula. E executando uma tática que não só é antiética, mas também criminosa, na difusão de notícias falsas, usada pela indústria da desinformação para desabonar a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, líder da corrida eleitoral à presidência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
tweet de Ciro
tweet de Ciro(Photo: Reprodução)

Dessa forma, Ciro errou feio, viu a planilha errada. Do estoque de famílias assentadas até hoje no Brasil, cerca de 1 milhão de famílias, 62% foram assentadas durante o governo Lula.

Nós que lutamos como classe trabalhadora rural organizada pelo direito à Reforma Agrária há mais de 38 anos no Brasil, sabemos que o governo Lula democratizou maior acesso à terra e ao desenvolvimento no campo, do que no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Considerando maior hectares de terra destinados às famílias, maior número de projetos executados no desenvolvimento do assentamentos, e com o maior número de famílias assentadas no período do mandato do líder petista.

Gráfico sobre reforma agrária
Gráfico sobre reforma agrária(Photo: MST)

Durante o governo de FHC, de 1995 a 2002, foram incorporados 20,8 milhões de hectares de terra para o Programa de Reforma Agrária, durante seus dois mandatos presidenciais.  Enquanto Lula incorporou 47,6 milhões de hectares, de 2003 a 2010. FHC assentou 54.704 famílias, enquanto Lula assentou 624.993 famílias. No governo Lula também foram criados  3.452 Projetos de Assentamentos no país, além de mais de 390 mil casas reformadas e construídas em sua gestão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dessa forma, enquanto Movimento, acreditamos que se Ciro estivesse realmente preocupado com a Reforma Agrária, ele não estaria difundindo “fake news” contra Lula, e sim, denunciando à sociedade os retrocessos do governo Bolsonaro contra a democratização do acesso à terra no Brasil.

Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

22 de agosto de 2022

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO