Medicina
PUBLICIDADE

Por Bernardo Yoneshigue com AFP

A Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA), órgão similar à Anvisa no Brasil, aprovou a primeira vacina nasal contra a Covid-19 do mundo. O imunizante Convidecia, desenvolvido pela farmacêutica CanSino Biologics, será utilizado como dose de reforço no país. A informação foi divulgada pela empresa em comunicado.

Segundo a Biomm, laboratório responsável pela comercialização da vacina no Brasil, a versão injetável da Convidecia – aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizada em países como Chile e México – está sob análise da Anvisa, e a solicitação de um aval para o modelo nasal no país também está nos planos da empresa em breve.

O novo imunizante, que não utiliza agulha, é mais fácil de armazenar e é administrado pelo nariz, através de um spray de aerossol. Cientistas de vários países do mundo, como Cuba, Canadá e Estados Unidos, estão trabalhando em novas vacinas que podem ser administradas de forma nasal.

Especialistas acreditam que, por ser a via de entrada do coronavírus no organismo, o modelo de aplicação pode oferecer uma melhor proteção contra a contaminação, e ter uma maior eficácia para interromper a transmissão do vírus.

No Brasil, também existe um modelo em desenvolvimento pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, que chegou a solicitar à Anvisa o início dos estudos em humanos no último ano. Porém, com as novas variantes do vírus, os pesquisadores estão avaliando a resposta do imunizante em laboratório às cepas antes de avançar para as etapas com voluntários.

Desde 2020, a China já aprovou oito vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas localmente, como a CoronaVac, desenvolvida pela SinoVac e aplicada no Brasil. No entanto, o país ainda não permitiu que imunizantes estrangeiros sejam utilizados no território.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Todas as vítimas eram imigrantes latinos que trabalhavam em um turno noturno tapando buracos na ponte

Corpo do último trabalhador morto em colapso de ponte nos Estados Unidos foi recuperado

O pai da menina deve cumprir o restante da pena de 31 anos de prisão a que foi condenado em regime aberto

Mãe de Isabella Nardoni reage à decisão da Justiça de SP que soltou Alexandre: 'Lamentável, um absurdo'

O governo Biden tomou a decisão no momento em que parecia que Israel estava prestes a iniciar uma grande operação terrestre em Rafah, à qual Washington expressou sua firme oposição

EUA suspendem envio de bombas a Israel por 'preocupações' com Rafah

Parlamentar bolsonarista diz que show de Madonna contou com 'cenas de orgia'

Deputado quer proibir patrocínios do Estado do Rio a shows... 'promíscuo'

Atacante convive com dores há dois meses e vai para o sacrifício diante da falta de alternativas para Diniz

Cano ainda sofre com dores no joelho, mas mantém-se como única solução do Fluminense