CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Liz Truss, candidata de direita, deve ser nomeada nova primeira-ministra do Reino Unido

A nova líder conservadora assumirá o poder em um momento em que o país enfrenta uma crise de custo de vida e recessão

Liz Truss (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Liz Truss deve ser nomeada líder do Partido Conservador e nessa condição assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido nesta segunda-feira (5)

A nova líder assumirá o poder em um momento em que o país enfrenta uma crise de custo de vida, e recessão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após semanas de uma disputa pela liderança partidária, que colocou Truss contra Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, o anúncio desta segunda-feira marcará o início de novo governo depois da demissão de Boris Johnson.

Truss, se nomeada, se tornará o quarto primeiro-ministro dos conservadores desde as eleições de 2015. Durante esse período, o país passou de crise em crise e agora enfrenta o que se prevê ser uma longa recessão desencadeada pela disparada da inflação, que atingiu 10,1% em julho. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ministra das Relações Exteriores de Boris Johnson, Truss, 47, prometeu agir rapidamente para enfrentar a crise do custo de vida da Grã-Bretanha, dizendo que dentro de uma semana ela apresentará um plano para enfrentar o aumento das contas de energia e garantir o abastecimento futuro de combustível.

Falando em uma entrevista na TV no domingo, ela se recusou a dar detalhes das medidas que, segundo ela, tranquilizarão milhões de pessoas que temem não conseguir pagar suas contas de combustível à medida que o inverno se aproxima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Truss enfrenta uma longa, cara e difícil lista de tarefas, que os legisladores da oposição dizem ser o resultado de 12 anos de um governo conservador fraco. Vários pediram eleições antecipadas - algo que Truss disse que não permitirá.

Truss disse que nomeará um gabinete forte, dispensando o que uma fonte próxima a ela chamou de "estilo presidencial" de governo, e ela terá que trabalhar duro para conquistar alguns legisladores de seu partido que apoiaram Sunak na disputa. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO