Medicina
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — São Paulo

O uso de antidepressivos na gestação não prejudica o futuro neurodesenvolvimento comportamental ou cognitivo dos bebês. A conclusão, que contradiz diversos trabalhos publicados nas últimas décadas, é de um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Internal Medicine.

Um grupo de pesquisadores americanos, liderados por Harvard, analisaram dados de 145 mil mulheres e seus filhos nos Estados Unidos, que foram acompanhados por até 14 anos. Os resultados mostraram que o uso de antidepressivos durante a gravidez não está associado a autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbios comportamentais, desenvolvimento da fala, linguagem, distúrbios de aprendizagem e coordenação ou deficiências intelectuais.

Para Carmine Pariante, professora de psiquiatria biológica do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College London, no Reino Unido, que não participou do estudo, esse resultado é importante porque muitas mulheres interrompem repentinamente o uso desses medicamentos assim que descobrem a gestação, por medo dos danos que eles podem causar ao feto.

Em vez disso, as mulheres com depressão e outras condições mentais para as quais os antidepressivos são prescritos devem ser informadas de que o risco “não é tão alto quanto se pensava anteriormente”.

Estima-se que uma em cada cinco mulheres no período perinatal experimentará uma condição de saúde mental. Se não tratado, o quadro pode evoluir para depressão pós-natal e consequências mais graves, que prejudicam não apenas a mãe, mas também a criança. Pesquisas mostram aumento no risco de natimortos, parto prematuro, restrição de crescimento e problemas de peso ao nascer, prejuízo no vínculo mãe-bebê, resultados adversos no desenvolvimento neurológico e aumento do risco de saúde mental na crianças.

As pesquisas mais antigas, que associaram os antidepressivos a problemas de neurodesenvolvimento infantil, além de apresentarem algumas falhas metodológicas, não consideraram o impacto para o feto de uma mãe com algum transtorno psiquiátrico descontrolado.

Por outro lado, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), afirmam que um pequeno número de antidepressivos está associado ao aumento do risco de defeitos de nascença. Por isso, a recomendação é que grávidas conversem com seu médico sobre o uso desse e qualquer outro medicamento.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Treinador pediu valorização dos treinadores brasileiros e disse que achou pênalti em lance anulado no primeiro tempo

Renato Gaúcho exalta campanha do Fluminense no Mundial e reconhece: 'Responsabilidade aumentou'

Novo programa prevê créditos financeiros para pesquisa e inovação de empresas do setor

Câmara aprova urgência de projeto que cria benefícios para indústria química e pode custar R$ 5 bilhões ao ano

A controladora do Facebook comprou pouco menos de 3% da EssilorLuxottica, mas considera aumentar o percentual para cerca de 5% ao longo do tempo, embora esses planos ainda possam mudar

Meta investe US$ 3,5 bilhões no maior fabricante de óculos do mundo para impulsionar os óculos com IA

A meta prevista para o próximo ano é de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB)

Governo precisa de alternativas ao IOF para 2026 porque não vai mudar a meta fiscal, diz Tebet

Decisão pode resultar na perda de empregos para dezenas de milhares de funcionários em agências como os Departamentos de Habitação e Desenvolvimento Urbano, de Estado e do Tesouro

Suprema Corte dos EUA abre caminho para demissões em massa em agências federais
Conteúdo de Marca

Startup israelense-brasileira aumenta a segurança e conformidade das empresas em aplicativos como WhatsApp

Tuvis propõe inovação ao oferecer segurança no WhatsApp

Agremiação, situada no bairro de Cavalcanti, destaca a ligação de Drummond com a Zona Norte do Rio

Seis meses após ser alvo da Polícia Civil, bicheiro Vinícius Drummond é nomeado novo patrono da Em Cima da Hora
Conteúdo de Marca

Trabalhos realizados com a Bradesco Seguros, credsystem e Me Poupe! também são premiados

Selbetti é reconhecida como Parceiro do Ano pela ClienteSA