Medicina
PUBLICIDADE

Por O GLOBO com EL PAÍS — Rio de Janeiro e Metepec

O México registrou o primeiro caso da gripe aviária provocada pela variante H5N1, confirmou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A cepa altamente infecciosa foi detectada em uma ave silvestre no município de Metepec, no Estado do México, em uma área que é rota tradicional de aves migratórias. O vírus tem provocado surtos na América do Norte e na Europa, e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alerta sobre o risco para países da América do Sul, como o Brasil.

O vírus da gripe aviária não é apenas um risco apenas para as aves, mas também para os humanos, uma vez que eles podem ser contaminados pelos animais e disseminar o microrganismo de pessoa para pessoa. O contato com as aves é a principal forma de transmissão, e a doença produz sintomas semelhantes aos do resfriado comum: tosse, febre, dor de garganta e dor de cabeça, dores musculares e falta de ar.

A Espanha, por exemplo, registrou o primeiro caso de H5N1 em humanos num funcionário de uma exploração avícola no último mês. É o segundo caso confirmado em pessoas na Europa, depois de uma infecção ter sido identificada no Reino Unido no final do ano passado. Já os Estados Unidos teve o primeiro diagnóstico em humanos em abril deste ano.

As transmissões de animais para pessoas, e de humanos para humanos, são consideradas raras, mas o crescimento de infecções em fazendas acende um alerta. Apenas na Europa, há casos em 37 países e, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC), o surto atual é o maior do subtipo H5N1 já registrado no continente.

A mortalidade de aves infectadas atinge cerca de 60% e causa estragos econômicos no setor, já que grande parte dos animais em locais onde o vírus é detectado precisa ser abatida para evitar a disseminação. O assunto preocupa os especialistas, porque a propagação do vírus não diminuiu durante o verão do Hemisfério Norte, entre junho e setembro.

O cenário levou a FAO a emitir um alerta, em setembro, para que países da América Central e do Sul estejam atentos devido ao início da temporada de migração das aves. Segundo a organização, as nações devem estar “em alerta máximo para mortalidade de aves silvestres e surtos ou mortalidade incomum em aves”, destacando a rápida disseminação do vírus na América do Norte.

“Dado o início da próxima migração de outono de muitas espécies de aves da América do Norte para a América Central e do Sul, o risco de introduções de HPAI (gripe aviária altamente patogênica, em inglês, sigla utilizada para o H5N1) aumenta em áreas atualmente não afetadas. É importante que os países e territórios das regiões da América Central e do Sul preparem e fortaleçam suas medidas de detecção precoce, diagnóstico adequado e resposta precoce, tanto em aves silvestres quanto em aves de capoeira (de criação)”.

O comunicado destaca ainda que, desde 2020, há uma onda intercontinental sem precedentes do H5N1, já atingindo mais de 70 países. Durante esse período, 18 deles relataram a presença do vírus pela primeira vez. Além dos impactos econômicos no abate de animais, a propagação do microrganismo facilita a sua evolução e os riscos de uma possível mutação que permita uma mais fácil transmissão a humanos.

Mais recente Próxima Covid-19: média móvel de mortes está abaixo de 100 há 15 dias
Mais do Globo

Nível do Rio Guaíba, que banha a capital, pode ter um aumento recorde e chegar aos 5 metros ainda nesta sexta-feira

Chuvas no RS: Loja da Havan em Lajeado foi inundada por enchente

Inundação de 1941 deixou capital gaúcha sem luz e transporte, após 22 dias de chuva forte

A pior enchente da história de Porto Alegre: 25% da população desabrigada

Estrutura, instalada após a cheia histórica de 1941 para proteger o centro da capital gaúcha das inundações do rio, não sustentou a força da enchente

Vídeo: sacos de areia usados para vedar comportas do Guaíba, em Porto Alegre, são carregados pela força da água

Militar estava preso desde o dia 22 de março após aparecer em áudios criticando a forma como a PF conduziu a sua delação premiada

Moraes determina soltura de Mauro Cid, diz defesa

Deslocamento de mineiros para a capital fluminense é o segundo maior do país

Efeito Madonna: saídas de ônibus de BH para o Rio de Janeiro aumentam em 10 vezes

O anúncio será feito pela pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Púbicos, Esther Dweck

Adiado, nova data do Concurso Nacional Unificado deve ser no segundo semestre

Informação foi confirmada com exclusividade à CBN pela Advocacia Geral da União

AGU e Espírito Santo recusam proposta de reparação por rompimento de barragem em Mariana (MG): 'condições inadmissíveis'