Por G1 São Carlos e Araraquara


A cidade de Araraquara — Foto: Polícia Militar de Araraquara/Divulgação

Dois meses após o 1º dia de 'lockdown', Araraquara (SP) vive outra realidade em relação ao controle da pandemia de Covid-19. Com recorde de casos registrado em 20 de fevereiro, um dia antes de entrar em confinamento, hoje a cidade, que tem cerca de 240 mil habitantes, tem a expressiva queda de 74% na média móvel de novos casos , além da diminuição no número de mortes e internações de moradores pela doença (veja mais informações abaixo).

Com mais pacientes de outras cidades do que moradores nos hospitais locais, nesta semana a prefeitura permitiu a abertura do comércio, seguindo as orientações do Plano São Paulo.

Barreira sanitária em Araraquara — Foto: Prefeitura de Araraquara

Mas, apesar dos bons resultados, a prefeitura mantém cautela para tentar evitar novos casos e segue com algumas medidas bem rígidas. Uma delas são as barreiras sanitárias que fiscalizam entradas da cidade, com exigência de exame com resultado negativo para Covid emitido, no máximo, em 48 horas.

Situação da Covid antes e depois do lockdown em Araraquara

21 de fevereiro 21 de abril Diferença
Casos diários 217 65 - 70%
Média móvel de casos (7 dias) 189,6 48,9 - 74,2%
Mortes em 7 dias 25 19 - 24%
Moradores internados 180 72 - 60%
Pessoas em quarentena (casos ativos) 1.512 301 - 80%

Após dois meses em ascendência acentuada, a curva de contágio da cidade registrou uma atenuada.

Curva de contágio de Covid-19 em Araraquara
Cidade soma o maior número de casos na região
Fonte: Secretaria de Saúde de Araraquara

Confinamento

Às 12h de 21 de fevereiro, a cidade fechou até os serviços essenciais, como supermercados e postos de gasolina, suspendeu a circulação do transporte público e montou blitz nas ruas para manter as pessoas em casa.

Um dia antes, a cidade havia batido o recorde diário de casos confirmados, com 248 registros, o correspondente a 46% das testes analisados. O município vivia uma crise no sistema hospitalar que chegou a beira do colapso.

De acordo com o último boletim divulgado na quarta-feira (21), Araraquara soma 18.540 casos, entre eles 373 óbitos, o que representa uma taxa de letalidade de 2,01%.

Araraquara: cidade brasileira que viu casos desabarem após 'lockdown de verdade' — Foto: Prefeitura de Araraquara via BBC

Barreiras e estudo

O 'lockdown' durou 10 dias, com a flexibilização para a abertura dos supermercados a partir do 7º dia. Após este período, a prefeitura estabeleceu um plano com medidas para ajudar a controlar o contágio do vírus entre a população, entre eles um super feriado de Páscoa e a instalação das barreiras sanitárias.

A medida mais recente é um estudo, em parceria com o Departamento de Água e Esgoto (Daae), que dividiu a cidade em 50 regiões que serão monitoradas por meio da carga viral colhida por meio de análises na rede de esgoto.

Praça da sede do Daae em Araraquara — Foto: Luís Fernando Laranjeira

Segundo Edinho Silva, se uma região detectar carga viral acima do estipulado, ela será fechada, em uma espécie de 'lockdown' segmentado que não afetaria o restante da cidade.

O município também adotou testagem por amostragem de diferentes setores econômicos, que estão retomando as atividades.

Araraquara continua com barreiras sanitárias nas entradas da cidade

Araraquara continua com barreiras sanitárias nas entradas da cidade

Já as barreiras sanitárias foram colocadas nas entradas da cidade no feriado de Páscoa e continuam funcionando. Ao passar pelo bloqueio, os motoristas e passageiros do veículo devem apresentar os motivos para entrar na cidade e apresentarem exame negativo para o novo coronavírus, feito até 48 horas antes.

Em casos em que os integrantes do veículo não tenham o laudo, um exame pode ser feito na hora, mas se o resultado for positivo, o veículo é impedido de passar.

O mesmo monitoramento é feito com os passageiros que chegam ao terminal rodoviário. Somente na última semana (de 12 a 18 de abril) 6.340 pessoas foram abordadas nas barreiras, com 1.581 testes rápidos aplicados, sendo 49 positivados.

A cidade se mantém em constante monitoramento. Na última semana, o prefeito Edinho anunciou que caso o número de casos confirmados por dia fosse superior a 30% das amostras analisadas, pelo período de três dias seguidos, a cidade seria colocada novamente em confinamento total por 7 dias.

Prefeito de Araraquara fala sobre medidas que adotará para conter o avanço do coronavírus

Prefeito de Araraquara fala sobre medidas que adotará para conter o avanço do coronavírus

Média Móvel

Em Araraquara, os números da média móvel são calculados por pesquisadores do Urbie, da UFSCar. De acordo com o grupo, no início do 'lockdown' na cidade, a média móvel era de 189,6, já na quarta-feira (21), a média era de 48,9. Uma queda de 74,2%.

Com a queda, a cidade conseguiu voltar para os índices do início de 2021, antes da variante P1 ser identificada na cidade e o aumento de contaminação.

Média móvel dos casos de Covid-19 em Araraquara
Fonte: Urbie/UFSCar

Em números absolutos, a cidade que teve 248 casos como pico, após o lockdown, chegou a registrar menos de 30 casos em dois dias, algo que não acontecia desde 8 de fevereiro.

Casos de Covid-19 em Araraquara por dia em 2021
Fonte: Prefeitura Municipal

Os especialistas explicam que os efeitos do isolamento social vem ao longo do tempo e em fases. Em Araraquara, a redução de casos pode ser sentido logo na segunda semana após o confinamento e vem caindo desde então.

Casos de Covid-19 em Araraquara por semana
Comparação das semanas antes e depois do lockdown
Fonte: Prefeitura Municipal

Internações

No início do 'lockdown', Araraquara somava 218 pacientes hospitalizados pela Covid-19, sendo que desses, 180 eram moradores da cidade e 48 eram transferidos de outros municípios.

O auge da internação de moradores com Covid-19 ocorreu em 26 de fevereiro, quando 209 moradores estavam hospitalizados com a doença (veja gráfico abaixo).

Na quarta-feira (21), o número de internações continuava alto, com a taxa de ocupação de UTI de 92%, mas, apenas 72 dos 172 hospitalizados são moradores de Araraquara.

Internações em Araraquara por Covid-19
Fonte: Prefeitura Municipal

Mortes

Durante 44 dias seguidos, a partir de 10 de fevereiro, Araraquara registrou mortes em decorrência da Covid-19, chegando a pior marca de 9 óbitos em dia durante a crise hospitalar que se agravou na cidade.

Em 26 de março, a cidade conseguiu zerar o número de mortes em 24 horas pela primeira vez após este período. Nos dias seguintes, o feito ocorreu outras vezes e entre 5 e 6 de abril foram registrados 48 horas sem óbitos.

Mortes por Covid-19 registradas por dia em Araraquara
Fonte: Prefeitura Municipal
Mortes por Covid-19 a cada semana de 2021 em Araraquara *
Fonte: Prefeitura Municipal / *Os números sofreram alterações em relação a reportagens passadas porque, em abril, a prefeitura divulgou 9 mortes ocorridas nos meses de fevereiro e março, que estavam represadas no sistema e ainda não tinham sido notificadas pela secretaria estadual.

Em entrevista a EPTV, afiliada da TV Globo, em 15 de abril, a secretária de saúde Eliana Honain explicou que a redução no número de mortes era esperada, já que esse é um dos efeitos buscados pelo decreto do lockdown.

"Araraquara registrou nesta primeira quinzena de abril 80% da redução do número de óbitos, comparado a março que foi nosso pior mês. Isso mostra que as ações adotadas corajosamente com relação ao 'lockdown' surtem efeito: o número de casos começa a ser reduzido a partir de 15 dias do 'lockdown', mais 15 dias depois a gente começa a ter uma queda no número de internados e consequentemente a redução no número de óbitos", disse.

Araraquara tem redução de 80% nas mortes por Covid-19

Araraquara tem redução de 80% nas mortes por Covid-19

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!