CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Líderes e personalidades internacionais parabenizam Lula pela vitória

EUA, China, França, Alemanha, UE, Cuba, entre outros, enviam mensagens logo depois do anúncio dos resultados pelo TSE

Lula durante ato de campanha em Curitiba. 17/09/2022 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Líderes e personalidades internacionais enviaram mensagens a Lula reconhecendo sua vitória, numa demonstração de apoio. Joe Biden, presidente dos EUA, elogiou as eleições no Brasil e parabenizou Lula, informa Jamil Chade em sua coluna no UOL. Logo após o anúncio oficial pelo TSE, o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, emitiu uma declaração. "Parabéns Lula. Tua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo", disse. "Aqui você tem um companheiro para trabalhar e sonhar sobre o bem-estar de nossos povos", afirmou.

A Embaixada da China no Brasil emitiu comunicado afirmando: "Tomamos conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE. Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente da França, Emmanuel Macron, também emitiu uma nota. "Parabéns, querido Lula", disse. A eleição, segundo ele, "abre uma nova página da história do Brasil". "Juntos, vamos unir forças para lidar com muitos desafios comuns e renovar a amizade entre os dois países", disse. Macron, ao longo dos anos, foi criticado por Bolsonaro e teve sua mulher ofendida pelo candidato derrotado.

O governo da Alemanha também se manifestou. "Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições. Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha", escreveu o embaixador alemão Heiko Thoms.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE disse: "A UE elogia o Tribunal Eleitoral em particular pela maneira eficaz e transparente como conduziu seu mandato constitucional durante todas as etapas do processo eleitoral, demonstrando mais uma vez a força das instituições brasileiras e de sua democracia", declarou.

Os chefes de governo do México e Espanha também já se manifestaram, parabenizando Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro-ministro português, António Costa, foi outro que mandou uma mensagem de parabenização ao novo presidente. O presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, indicou que Lula vai iniciar "um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português".

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, também comemorou a vitória de Lula. Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, foi outro que aplaudiu a eleição do petista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi comemorada pelo ganhador do prêmio Nobel da Paz e presidente do Timor Leste, José Ramos Horta. "As eleições foram limpas, gerenciadas com muita competência e integridade pelas instituições eleitorais brasileiras com muita experiência e credibilidade reconhecidas internacionalmente", disse.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO