Política
PUBLICIDADE

Por Alice Cravo, Paula Ferreira e Eliane Oliveira — Brasília

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha para iniciar o próximo ano com uma super campanha de vacinação, batizada, até o momento, de “Dia V da Vacinação”. A melhora dos índices de cobertura vacinal está entre as prioridades da equipe da Saúde logo para a largada da gestão e tentará recuperar, principalmente, a prevenção de doenças como a poliomielite.

Ainda não há detalhes de quando poderá ser feito este “Dia V da Vacinação”, depende do detalhe do diagnóstico que será feito pela equipe de Lula. Para colocar o plano em prática, o grupo trabalhará em um mapeamento do atual cenário ao longo dos 45 dias úteis que terão para realizar a transição. A expectativa é de que haja boa vontade do atual ministro Marcelo Queiroga para o fornecimento dos dados.

A avaliação de interlocutores próximos a Lula é de que o cenário na pasta é de "terra arrasada". O governo Bolsonaro, no entanto, foi marcado pela negação da eficácia dos imunizantes e pela negligência na cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura vacinal contra poliomielite é de 72, 57% das crianças da faixa etária elegível, segundo dados do Ministério da Saúde. O percentual é bem abaixo da meta estabelecida pela própria pasta, que é de 95%.

O Brasil sempre foi referência mundial na eficiência das campanhas de vacinação e nas altas taxas de aplicação de imunizantes. A visão do núcleo de saúde da equipe de Lula é que é preciso reverter o dano causado pelo presidente Jair Bolsonaro em relação à credibilidade das vacinas e fazer com que os responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde.Uma das apostas é investir na comunicação e no esclarecimento sobre o assunto, envolvendo, por exemplo, o combate a fake news. Discute-se, também, o retorno de medidas de gestões passadas de Lula, como a obrigatoriedade de uma carteira de vacinação completa para ter direito ao Bolsa Família.

Entre os nomes que devem colaborar com a transição na área estão os ex-ministros Humberto Costa e Arthur Chioro. Além da questão da vacina, a equipe cita ainda a necessidade de um diagnóstico para executar o quanto antes ações relacionadas à Covid-19, como o aumento da cobertura vacinal entre as crianças e um mutirão para suprir as demandas que ficaram reprimidas no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia, como a fila de cirurgias eletivas e exames.

Desabastecimento do SUS

Outro foco da equipe de transição será dimensionar o desabastecimento do SUS em relação à disponibilidade de medicamentos. Após o diagnóstico, o grupo pretende acionar fornecedores nacionais e internacionais para enfrentar o problema. Entre os pontos de preocupação está o fornecimento de medicamentos para pacientes com HIV.

Como o GLOBO mostrou, a equipe da Saúde também fará um pente-fino nas normas e protocolos editados na área durante o governo Bolsonaro. Entre as medidas que devem ser revogadas está o protocolo que indica o uso da cloroquina no tratamento inicial da Covid-19. A droga é comprovadamente ineficaz contra a doença, mas foi amplamente defendida por Bolsonaro e distribuída pelo governo federal para uso em unidades de saúde.

Uma das preocupações da equipe também é de como encontrarão a estrutura do Ministério da Saúde. A avaliação é que muitos quadros relevantes entre os servidores deixaram a pasta durante o último governo, o que poderia gerar dificuldades na gestão de algumas áreas. A equipe também planeja a reformulação do organograma do ministério de modo que haja menos concentração de funções na secretaria executiva da pasta, como ocorre na gestão atual.

Mais recente Próxima Alckmin se antecipa ao MDB e anuncia Simone Tebet como líder de área social do governo de transição
Mais do Globo

Apesar de saques e desinformação, prevalece o espírito de ajuda aos gaúchos num momento de dor

Corrente de solidariedade orgulha o Brasil

Números melhoraram em quase todos os estados, mas ainda são os mais altos já registrados

Queda nos casos de dengue não é motivo para relaxamento na prevenção

A violência política de gênero e raça deveria ter tido uma resposta do Estado, mas até hoje continuo lutando

Sexto ano sem abraçar minha mãe

Na enxurrada, lá se vão muitos sonhos, esperança, planos e expectativas de um amanhã; também essas coisas exigem um planeta habitável

Janela do tempo

Instrumento representa o sentimento daquilo que une os latino-americanos e caribenhos

A nova marca global da América Latina e do Caribe

Em abril, Daniele Nascimento pôde levar a filha de 1 ano como membro da delegação do Tarumã, da Série C feminina com autorização da CBF

Dia das Mães: Aos poucos, futebol brasileiro abre espaço para a maternidade das jogadoras

Veja o horóscopo do dia 12/05 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 12/05

Terceira temporada de Bridgerton e série que deu um Emmy a Ewan McGregor estão na lista

Veja os destaques do streaming na semana (12 a 18/05)

Equipes se enfrentam pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro

Vasco x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Brasileirão

Equipes se enfrentam pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro

Fortaleza x Botafogo: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Brasileirão