Lula defende Venezuela e diz que muitos países "fizeram uma coisa abominável, que foi reconhecer Guaidó"
Presidente brasileiro está em Buenos Aires
247 com Sputnik Brasil - O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, saiu em defesa de Caracas e criticou os países que reconheceram o golpe de 2019, que levou à ascensão de Juan Guaidó. As declarações foram feitas em Buenos Aires durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23).
>>> 'Brasil e Celac têm que tratar Venezuela e Cuba com muito carinho', diz Lula
"Vejo muita gente pedir compreensão ao [presidente venezuelano, Nicolás] Maduro e essas pessoas se esquecem de que eles fizeram uma coisa abominável para a democracia, que foi reconhecer um cara que não era presidente, que não tinha sido eleito presidente da República, que foi o [ex-deputado Juan] Guaidó. E esse cidadão ficou vários meses exercendo o papel de presidente sem ser presidente", disse Lula.
O mandatário disse que pretende ser um construtor de paz e que espera a normalização total das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela em dois meses.
O presidente brasileiro encontraria o homólogo venezuelano nesta segunda-feira, mas a viagem de Maduro à Argentina foi cancelada por questões de segurança. A informação foi confirmada pelo próprio presidente Lula.
A capital argentina será a sede da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: