HOME > Mundo

Pilotos se recusam a servir a Israel em protesto contra golpe no judiciário

"Impressionante o que acontece em israel. Desobediência civil inédita!", disse o professor Michel Gherman

(Foto: Reprodução)
Dayane Santos avatar
Conteúdo postado por:

247 - O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu apresentou uma proposta de reforma judicial, que teve uma parte aprovada em uma primeira fase pelo Parlamento tem provocado uma reação de diversos setores que apontam uma tentativa de golpe.

Além de manifestações em diversas cidades do país, 37 de 40 pilotos de caça da reserva, da unidade Tayesset 69, anunciaram que não comparecerão aos treinamentos em protesto ao que chamam de golpe no judiciário.

"Isso não é brincadeira, é algo que jamais aconteceu antes em Israel nessas proporções", escreveu João Koatz Miragaya, escritor e editor do site Conexão Israel, em suas redes sociais.

"Impressionante o que acontece em israel. Desobediência civil inédita!", disse o professor e historiador Michel Gherman, 

Diversas fileiras do Exército também estão recusando os serviços. O chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Israel, Herzi Halevi, emitiu um aviso apontando preocupação com uma crise nas forças da reserva.

O jornal Haaretz, um dos principais de Israel, observou: “Os membros de tripulações de reserva estão discutindo cada vez mais a possível recusa em cumprir com o que o governo de Netanyahu está fomentando. Existe um diálogo intensificador entre as equipes da Força Aérea de Reserva sobre a possibilidade de se recusar a cumprir com chamadas ou com certas diretrizes, em solidariedade com o protesto.”

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...