CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Remarcar viagem de Lula à China é prioridade do Itamaraty

Presidente tem pressa em definir nova data

Lula e Xi Jinping (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Palácio do Planalto tem pressa em definir uma nova data para o encontro de Lula com o presidente chinês, Xi Jinping.

Com o adiamento da visita de Luiz Inácio Lula da Silva à China, remarcar a ida do presidente a Pequim o mais rápido possível passou a ser a principal prioridade do Itamaraty. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O assunto foi discutido nesta segunda-feira (27) com o chefe da Assessoria Especial da Presidência, o ex-ministro Celso Amorim, informa O Globo.

A prioridade se deve à importância estratégica da China, que é o principal parceiro comercial do Brasil, e para reforçar a intenção do governo de inaugurar um novo momento das relações comerciais com os chineses. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O comércio bilateral e os investimentos chineses no Brasil, que já são robustos, podem se avolumar ainda mais. O volume do comércio bilateral entre a China e o Brasil em 2022 atingiu cerca de US$171,5 bilhões, mostrando um aumento anual de 4,9%, enquanto os investimentos diretos chineses ultrapassam 100 bilhões de dólares.  

A China, que já tem com o Brasil uma "parceria estratégica de alto nível", no quadro de relações diplomáticas que no próximo ano completam 50 anos, também tem interesse na presença do líder brasileiro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os laços bilaterais se desenvolvem cada vez mais. A China é, desde 2009, o principal parceiro comercial brasileiro. O país socialista asiático tornou-se também o principal investidor externo direto no Brasil, investimento de importância estratégica para o desenvolvimento econômico porque gerador de crescimento, emprego e renda.  As relações comerciais passaram a ser uma importante alavanca para o Brasil ocupar um lugar relevante na economia internacional. As relações econômicas e especificamente comerciais são favoráveis ao Brasil. A abertura do mercado chinês favorece o comércio exterior brasileiro.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO