TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China está pronta para resolver crise ucraniana em conjunto com a Rússia, diz chanceler

      Em reunião com Lavrov, o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, falou sobre as possibilidades de atuar pela paz na Ucrânia

      Qing Gang, chanceler da China, e Sergey Lavrov, da Rússia. Foto: Chancelaria russa (Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      TASS - Durante as conversas realizadas nesta quinta-feira (4), com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, na Índia, o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, disse que o lado chinês está pronto para dar uma contribuição prática para a resolução da crise ucraniana em cooperação com a Rússia, informou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira.

      "A China ajudará e promoverá persistentemente as negociações de paz. Estamos prontos para dar uma contribuição prática para a resolução política da crise ucraniana por meio de contatos e coordenação com a Rússia", disse Qin Gang, citado pelo site do ministério.

      Durante a reunião, o principal diplomata chinês disse que os laços entre Pequim e Moscou se intensificaram após a recente visita do presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia.

      "China e Rússia têm mantido contatos ativos em todos os níveis, promovendo a cooperação em todas as direções", disse Qin Gang.

      "A China está pronta (...) para intensificar os contatos estratégicos com a Rússia, para fortalecer e aprofundar a cooperação em todas as áreas", acrescentou o diplomata.

      Ambos os lados reafirmaram a intenção de melhorar a coordenação no âmbito de importantes organizações e formatos internacionais, como a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Grupo dos Vinte (G20) e as Nações Unidas. Pequim e Moscou juntos "resistirão a todas as manifestações de hegemonia, defenderão os interesses comuns dos países com mercados emergentes e nações em desenvolvimento, defenderão a igualdade e a justiça no mundo", disse o ministro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: