Jabuti da Globo deve sair do PL das fake news e entrar em outro projeto, também em regime de urgência
O PL 2630 enfrenta resistência na esquerda em razão do polêmico artigo 32, que obriga as big techs a pagar por conteúdo jornalístico
247 - Lideranças da Câmara dos Deputados fecharam um acordo para retirar do PL 2630, o das Fake News, os pontos que determinavam que as big techs criassem um fundo de financiamento para empresas jornalísticas, informa a Folha de S. Paulo. Tal proposta era apoiada em peso pela mídia hegemônica brasileira, em especial a Rede Globo, interessada em ser remunerada pelas grandes empresas de tecnologia.
O PL enfrenta resistência na esquerda justamente em razão do polêmico artigo 32, que obriga as big techs a pagar por conteúdo jornalístico. A votação foi adiada na última terça-feira (2) porque o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) temia um resultado adverso.
>>> Globo volta a pressionar pelo PL das fake news, sem revelar seu interesse econômico no projeto
No entanto, apesar da retirada, o artigo 32 - o principal “jabuti da Globo” - pode entrar em outro projeto, também em regime de urgência, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e relatoria do deputado Elmar Nascimento (União-BA), um dos principais aliados de Lira.
A urgência do novo projeto, o PL 2370/2019, já foi incluída na pauta de votações da semana no plenário e deve ser votada nos próximos dias.
Vale ressaltar que o PL de Feghali trata apenas da remuneração aos artistas a título de direitos autorais, pois tal pauta também será retirada do PL das Fake News. Contudo, devido a um acordo político conduzido por Lira e Elmar Nascimento, também será acrescentada ao novo PL a obrigação das plataformas em remunerar o conteúdo jornalístico produzido pelas empresas de comunicação - principal interesse da Rede Globo na atual discussão relacionada à regulamentação das big techs.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: