CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Esporte

André Nicolitt ao 247: 'se os jogadores da partida entre Valencia e Real Madrid fossem antirracistas, teriam deixado o estádio'

O jurista falou sobre o conceito de antirracismo e também citou a Lei 14.532. Fez um breve resgate histórico sobre o racismo e criticou declarações de Magno Malta (PL-ES)

André Nicolitt (de óculos), Vini Jr. e torcedores no jogo entre Valencia e Real Madrid (Foto: Arquivo Pessoal/André Nicolitt | Reprodução | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jurista André Nicolitt afirmou terça-feira (23) no programa Boa Noite 247 criticou o racismo sofrido pelo jogador do Real Madrid Vini Jr. no último domingo (21) em jogo pelo Campeonato Espanhol contra o Valencia no estádio Mestalla, no país europeu. 

"Antirracista são as pessoas brancas que não vão admitir esse tipo de coisa. Naquele estádio, se todas as pessoas fossem antirracistas, jogadores, eles sairiam imediatamente do campo. Só sentindo esse tipo de prejuízo material é que as coisas mudam. Qualquer pessoa que gerencia essa agenda e que seja comprometida com o antirracismo iria cancelar esse evento esportivo", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jurista citou a Lei 14.532. "Temos uma legislação que prevê: quando a discriminação ocorre em estádios de futebol, há uma elevação da pena e uma das modalidades será a proibição do indivíduo de frequentar o estádio durante três anos", complementou.

"Vivenciamos uma cultura eurocêntrica, em que, desde o século 16, se impregnou no planeta a ideia de que Europa era o grande modelo de civilização. Povos originários eram tidos como selvagens, negros foram animalizados, o que perdura até hoje. Esse modelo eurocêntrico não corresponde ao bem, ao belo e ao justo. Um dos maiores centros de exploração do tráfico de pessoas, de mulheres e crianças é a Europa", continuou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Magno Malta e a repercussão do racismo contra o brasileiro Vini Jr.

Na entrevista, Nicolitt repudiou o discurso feito pelo senador Magno Malta (PL-ES), que fez críticas à repercussão do racismo contra o jogador. De acordo com o jurista, a declaração do parlamentar é "passível de investigação". "É uma hipótese a ser apurada".

A Federação Espanhola de Futebol anunciou que o clube do Valencia vai ser multado em 45 mil de euros (R$ 240 mil) após o racismo contra Vini Jr.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Três torcedores espanhóis presos em Valencia foram liberados com a obrigação de comparecer em tribunal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO