TV 247 logo
      HOME > Brasil

      'Quem ganha é o Brasil e o STF', diz Lula sobre aprovação de Zanin

      Presidente elogiou o Senado pelo comportamento profissional tanto na sabatina quanto no plenário

      Lula, Cristiano Zanin e STF (Foto: Ricardo Stuckert | STF)

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou a aprovação pelo Senado de seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin, e elogiou o comportamento da Casa Alta tanto na sabatina quanto na votação, ocorridas nesta quarta-feira (21). 

      "Quem ganhou foi o Brasil, foi a Suprema Corte que vai ter alguém com muita qualidade para decidir o cumprimento da Constituição Federal", disse Lula a jornalistas após jantar com chefes de Estado e de governo no Palácio Eliseu, a convite do presidente francês Emmanuel Macron, conforme publicado na agência Estadão Conteúdo. "Fiquei feliz pelo comportamento do Senado, da Comissão de Constituição e Justiça e do plenário", complementou o presidente.

      O nome de Cristiano Zanin foi aprovado por 58 votos a 18 no plenário do Senado. Ao longo de quarta-feira, por cerca de oito horas, o advogado foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça da casa. Logo após a aprovação, todos os ministros parabenizaram o novo colega. >>> Cristiano Zanin tomará posse como ministro do STF no dia 3 de agosto

      Zanin ganhou notoriedade a partir de 2013, quando assumiu a defesa de Lula, até então conduzida por Roberto Teixeira, seu sogro. Com estilo combativo e disposição aparentemente infinita, logo passou a antagonizar com o ex-juiz suspeito Sergio Moro, responsável por julgar os processos da finada "lava jato", que ganhou fôlego a partir de 2014.

      O advogado se aproximou mais de Lula a partir de 2018, durante os 580 dias em que o presidente ficou preso em Curitiba por ordem de Moro. Ele se orgulha de ter ajudado, por meio de sua atuação, a desnudar os métodos criminosos da "lava jato" e conseguido vencer em todos os processos do petista.

      RELAÇÃO COM O CONGRESSO NACIONAL - O presidente Lula também disse que é normal haver divergência entre o Congresso e o governo. "Estou muito tranquilo da minha relação com o Congresso Nacional", afirmou. "Sempre haverá divergência", complementou. (Com informações do Conjur).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247