TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      Brasil ajudará Argentina “dentro de critérios técnicos e econômicos”, diz embaixador

      “São basicamente dois elementos: realismo e sinceridade”, afirmou o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli

      A indicação do embaixador Julio Glinternick Bitelli será analisada pelo Senado. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

      247 - O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, disse em entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, que o governo brasileiro está empenhado em ajudar o país , mas seguindo “critérios técnicos e econômicos”.

      “O sinal muito claro foi dado pelo presidente Lula quando ele, em janeiro, fez sua primeira visita internacional à Argentina e deixou muito evidente qual seria a prioridade da relação com a Argentina para nossa política externa. São basicamente dois elementos: realismo e sinceridade”, afirmou Bitelli.

      “Acho que a gente tem que falar com os argentinos de uma maneira muito clara e tem que estar disposto a ouvir o que os argentinos têm a nos dizer e poder dizer a eles também quais são os limites do que a gente pode fazer. A disposição é buscar formas de ajudar a Argentina, mas o que ficou muito claro, e eu tenho procurado passar para os argentinos, é que essa ajuda vai ser dada dentro de critérios técnicos e econômicos corretos. Às vezes há uma percepção equivocada de que haveria um empréstimo ou sem retorno para Argentina o que é uma ideia completamente falsa”, frisou. 

      Segundo ele, “o maior desafio é retomar uma intensidade que nunca deveria ter sido perdida” na relação com o país, que foi desgastada pela política diplomática  desastrosa do governo Jair Bolsonaro.

      “É uma relação para nós muito importante em vários níveis e que durante um tempo acabou ficando menos prioritária do que historicamente. E nunca deveria deixar de ser”, acrescentou.

      O embaixador enfatizou ainda que pretende fortalecer as relações bilaterais não somente a partir do governo federal, mas também por meio dos governos estaduais.

      “Eu quero envolver mais os nossos estados federados e as províncias argentinas. Acho que entre países vizinhos como o Brasil e Argentina essa relação nesse nível é também muito importante”, destacou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: