CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Governo vai abrir mais 10 mil vagas em concursos públicos neste ano

Anúncio foi feito pela ministra da Gestão, Esther Dweck

Luiz Inácio Lula da Silva e ministra da Gestão, Esther Dweck. Foto: Agência Brasil
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou planos para reforçar a realização de concursos públicos em 2023. Até o momento, foram divulgados três editais, totalizando a abertura de 8.200 vagas. No entanto, a ministra anunciou, em entrevista à jornalista Alexa Salomão, da Folha de S. Paulo, que almeja abrir mais 10 mil vagas adicionais, buscando antecipar parte do cronograma de 2024 para o presente ano.

A intenção da ministra é possibilitar que os aprovados em futuros concursos ingressem nos cargos ainda durante o atual mandato governamental. Esther Dweck expressou sua preocupação com o fato de que, se os concursos ocorrerem apenas no próximo ano, os candidatos aprovados poderão assumir seus postos somente em 2025, restando pouco tempo para contribuir com sua gestão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo já prevê um desembolso anual de R$ 1,5 bilhão para as vagas já anunciadas. Quanto às vagas futuras, o valor a ser destinado dependerá das carreiras escolhidas e de uma análise detalhada do impacto da digitalização na demanda de pessoal.

De acordo com Esther Dweck, a reposição integral dos 80 mil servidores que estão faltando desde 2016 é um desafio considerável. A transformação digital também tem influenciado nesse cenário, dificultando uma estimativa precisa do número exato de servidores necessários para recompor o quadro de pessoal do governo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO