Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fumaça de incêndios florestais no Canadá atinge Nova York

    A poluição do ar da cidade de Nova York está entre as piores do mundo, enquanto a fumaça do incêndio florestal no Canadá envolve o nordeste do país; risco de saúde é elevado

    Derek Van DamRachel Ramirez

    A cidade de Nova York integrou a lista de cidades com a pior poluição do ar do mundo, depois que grandes colunas de fumaça prejudicial se espalharam para os Estados Unidos, provenientes de mais de cem incêndios florestais na província canadense de Quebec. A fumaça dos incêndios no Canadá envolveu periodicamente o Nordeste e o Meio-Atlântico por mais de uma semana, levantando preocupações sobre os danos da persistente má qualidade do ar.

    O índice de qualidade do ar da cidade de Nova York atingiu um pico acima de 150 na terça-feira (6), de acordo com o IQair – um nível de poluição que é “insalubre” para grupos sensíveis como idosos, crianças pequenas e pessoas com problemas respiratórios.

    A cidade de Nova York ainda estava entre as cinco principais cidades com a pior poluição do ar no mundo na tarde de terça-feira, informou a IQair, ao lado de Dhaka, (Bangladesh), Jakarta (Indonésia) e Nova Deli (Índia).

    A fumaça do incêndio florestal contém partículas muito pequenas, ou PM2,5 – o menor poluente, mas também o mais perigoso. Quando inalado, pode penetrar profundamente no tecido pulmonar e entrar na corrente sanguínea. Ele vem de fontes como a combustão de combustíveis fósseis, tempestades de poeira e incêndios florestais e tem sido associado a vários problemas de saúde, incluindo asma, doenças cardíacas e outras doenças respiratórias.

    Milhões de pessoas morrem a cada ano devido a problemas de saúde relacionados à poluição do ar. Em 2016, cerca de 4,2 milhões de mortes prematuras foram associadas ao material particulado fino, segundo a Organização Mundial da Saúde. Na terça-feira, a concentração de PM2,5 no ar da cidade de Nova York era mais de 10 vezes a diretriz estabelecida pela OMS.

    Incêndios no Canadá

    Há mais de 150 incêndios florestais ativos em Quebec nesta semana, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Center – mais do que o dobro do número de incêndios em qualquer outra província canadense. Mais de 400 incêndios florestais ocorreram em Quebec até agora em 2023, o dobro da média para esta época do ano. Quase 9 milhões de acres foram carbonizados por incêndios florestais no Canadá até agora este ano, com quase meio milhão de acres queimados apenas em Quebec.

    Alertas de qualidade do ar estavam em vigor em partes do Nordeste e do Centro-Oeste na terça-feira, enquanto a fumaça do incêndio se espalhava para o oeste em Detroit e Chicago. “As condições climáticas são tais que os níveis generalizados de ozônio e/ou partículas devem estar acima ou acima da categoria insalubre para grupos sensíveis do índice de qualidade do ar”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia em Chicago. “Crianças e adultos ativos, especialmente pessoas com doenças pulmonares ou respiratórias, como asma, devem limitar a atividade prolongada ao ar livre.”

    Detroit foi listada entre os 10 piores locais da IQair para poluição do ar na tarde de terça-feira. A qualidade do ar de Chicago estava moderada na tarde de terça-feira e deve permanecer moderada nos próximos dias.

    Enquanto isso, a qualidade do ar de Pittsburgh estava em níveis insalubres, com as previsões mostrando uma ligeira mudança para um nível insalubre para grupos sensíveis, antes de retornar ao nível moderado na quarta-feira. A cidade está em alerta de qualidade do ar durante toda a terça-feira.

    A cidade de Washington também foi duramente atingida pela fumaça vinda do Canadá / Chip Somodevilla/Getty Images

    Partes de Nova York e Nova Inglaterra também permanecerão sob alerta de qualidade do ar na terça-feira, incluindo a maior parte do estado de Nova York e todos os estados de Massachusetts, Connecticut, Rhode Island e Vermont.

    Prevê-se que cidades como Baltimore, Boston, Hartford, Providence e Montpelier, esta em Vermont, tenham qualidade do ar insalubre para grupos sensíveis na terça-feira. Espera-se que uma frente fria se mova para o sul nos próximos dias, empurrando a fumaça para o sul e leste ao longo da semana.

    A mudança climática causada pelo homem exacerbou as condições quentes e secas que permitem que os incêndios florestais comecem e cresçam. Cientistas relataram recentemente que milhões de acres queimados por incêndios florestais no oeste dos EUA e no Canadá – uma área aproximadamente do tamanho da Carolina do Sul – podem ser rastreados até a poluição de carbono das maiores empresas mundiais de combustíveis fósseis e cimento, relataram cientistas na terça-feira.

    E quando eles queimam, a fumaça pode viajar milhares de quilômetros rio abaixo, colocando milhões de pessoas em perigo. “Os incêndios florestais são um problema de aquecimento global”, disse anteriormente à CNN Glory Dolphin Hammes, CEO da IQAir North America. “Tem muito a ver com a mudança climática, que está criando condições essencialmente inseguras.”

    (Robert Shackelford, Jennifer Gray e Monica Garrett contribuíram para esta reportagem)

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original