TV 247 logo
      HOME > Economia

      “Modelo atual de governança da Eletrobrás é totalmente inadequado”, diz Alexandre Silveira

      Falando no fórum Esfera, ministro de Minas e Energia também defendeu a gestão pública, indicando que há um preconceito injustificado em relação a ela

      Alexandre Silveira e Eletrobrás (Foto: Agência Brasil )

      247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez críticas severas ao atual modelo de governança da Eletrobrás. O ministro apontou a necessidade de revisão do sistema 'corporation', que limita o poder de voto de qualquer acionista a não mais do que 10%. As declarações foram dadas durante o fórum Esfera, realizado no Guarujá (SP). 

      "Em qualquer empresa, ninguém com mais de 40% das ações aceitaria não ter poder de voto," declarou Silveira, questionando a estrutura atual que impede o Estado de exercer influência correspondente à sua participação acionária na Eletrobrás. "O povo brasileiro tem 43,64% das ações da Eletrobrás, e o que nós pleiteamos é recuperar os nossos direitos", enfatizou.

      O ministro se referia à ação impetrada recentemente pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela Advocacia-Geral da União (AGU) no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação tem como objetivo equiparar o capital estatal na Eletrobrás privatizada ao seu poder de voto.

      Silveira também defendeu a gestão pública, indicando que há um preconceito injustificado em relação a ela. "É preciso acabar com o preconceito com a gestão pública", disse o ministro, que parece enxergar na ação do STF uma oportunidade para que o Estado exerça maior controle e supervisão na Eletrobrás, alinhando a empresa às necessidades do povo brasileiro.

      "Eu estou extremamente otimista," concluiu o ministro, demonstrando confiança de que a ação no STF poderá trazer mudanças significativas na governança da Eletrobrás e reequilibrar a representatividade do capital estatal na empresa.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: