CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Cirurgia de Lula começou ao meio-dia e deverá durar cerca de três horas

Procedimento, que visa implantar uma prótese para tratar a artrose que ele tem no quadril direito, é considerado de grande porte

Presidente Lula viaja nesta sexta (15) a Cuba (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo submetido a uma cirurgia no quadril, no Hospital Sírio-libanês, em Brasília. O procedimento, que visa implantar uma prótese para tratar a artrose que ele tem no quadril direito, teve início ao meio-dia e deverá durar de duas a três horas, segundo informações do jornal O Globo.

A cirurgia, que envolve a substituição da cabeça do fêmur (com diâmetro por volta de 5 cm) por uma prótese, é considerada um procedimento de grande porte, ou seja, quando está associado a perda sanguínea maior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda segundo a reportagem, a recuperação será na UTI, onde os pacientes que passam por essa cirurgia costumam permanecer por 24 horas em observação. Cerca de 4 a 5 horas depois do fim da operação, Lula deverá dar os primeiros passos, já firmando os pés no chão. O movimento será dentro da UTI, com a ajuda de um andador e sempre acompanhado.

Lula deverá usar o andador ao longo de cerca de 4 a 6 semanas.O próprio presidente já avisou que pretende voltar a despachar, no Palácio da Alvorada, logo que sair do hospital.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há previsão de o vice-presidente, Geraldo Alckmin, assumir a Presidência, nem mesmo nos momentos em que Lula estiver sob anestesia geral. A avaliação no Planalto é que não haveria necessidade, já que a cirurgia é curta.

De acordo com o Planalto, o presidente estará liberado para viajar de quatro a seis semanas depois da cirurgia, a depender de sua recuperação. Lula já afirmou que pretende estar apto para viajar a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a cúpula do clima COP28, no final de novembro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO