TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Bernie Sanders alerta para a escalada da violência na Cisjordânia, cita ONU e faz cobranças a Israel

      O senador norte-americano fez um apelo pelo 'fim da violência' entre israelenses e palestinos

      Senador Bernie Sanders (à esq.) e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Foto: Reuters)

      247 - O senador Bernie Sanders (Partido Democrata) alertou nesta quinta-feira (2) para a violência na Cisjordânia, onde, segundo ele, "a ONU relata 170 ataques a colonos na Cisjordânia e 121 palestinos foram mortos desde 7 de Outubro. Israel deve pôr fim a esta violência", escreveu o parlamentar na rede social X, antigo Twitter.

      Em Gaza, que fica entre Israel, na Ásia, e o Egito, na África, mais de 10.584 edifícios foram destruídos desde o dia 7 de outubro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 14 dos 36 hospitais de Gaza não estão funcionando, além de dois centros especializados de saúde que também estão inoperantes. 

      Quase 130 palestinos foram mortos na Cisjordânia por disparos de soldados ou colonos israelenses após o início do novo conflito, apontaram dados do Ministério da Saúde da Palestina. Cerca de 1.900 palestinos foram detidos na Cisjordânia pelos serviços de segurança israelenses, segundo o Clube dos Prisioneiros, uma associação que defende os direitos de pessoas detidas. 

      Cerca de 86% da população local, ou 3 milhões de pessoas da Cisjordânia são palestinos, mostraram números da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021. Gaza tem 2,1 milhões de palestinos. A entidade internacional alertou para o genocídio contra palestinos e destacou a necessidade de um cessar-fogo no Oriente Médio. 

      Em 7 de outubro, integrantes do Hamas lançaram um ataque com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, matando e sequestrando pessoas em comunidades israelenses vizinhas. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio completo da Faixa de Gaza, lar de mais de 2 milhões de pessoas, cortando o fornecimento de água, comida e combustível. O bloqueio foi posteriormente aliviado para permitir a entrada de caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: