TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Futura chanceler argentina diz que não vê vantagem em participar do BRICS

      Diana Mondino sublinhou que a Argentina ainda não vê vantagens claras em aderir ao Brics, um bloco econômico que será expandido para incluir 11 países a partir de 2024

      Diana Mondino (Foto: Reprodução (YT))

      247 – A futura chanceler argentina, Diana Mondino, destacou no domingo (26) a relevância do acordo entre Mercosul e União Europeia, ao mesmo tempo expressando dúvidas sobre a participação da Argentina no Brics, segundo reportagem do Valor. As declarações foram feitas durante um encontro com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, onde Mondino entregou um convite para a posse do presidente eleito Javier Milei, marcada para 10 de dezembro. Este encontro e as declarações de Mondino representam uma sinalização da política externa do futuro governo Milei, especialmente em relação ao alinhamento internacional da Argentina.

      Mondino sublinhou que a Argentina ainda não vê vantagens claras em aderir ao Brics, um bloco econômico que será expandido para incluir 11 países a partir de 2024. As reservas da Argentina em relação ao Brics contrastam com a ênfase dada ao fortalecimento de laços com a União Europeia através do Mercosul. A chanceler indicou que o governo de Milei não deseja alinhamentos políticos específicos, mas sim aposta no multilateralismo.

      Durante a coletiva de imprensa, Mondino abordou também as críticas feitas por Milei ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral. Ela distinguiu as críticas ideológicas das pessoais e reiterou a importância da continuidade da parceria entre Argentina e Brasil. A chanceler descreveu a conversa com Vieira como "excelente" e enfatizou a necessidade de trabalho conjunto para o crescimento dos dois países.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: