TV 247 logo
      HOME > Mundo

      No Catar, Lula destaca importância “central” do país em prol da paz no conflito Israel-Palestina

      "Neste momento, em que a guerra assola o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina", disse Lula

      (Foto: Ricardo Stuckert)

      Planalto - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (30), da sessão de abertura do Fórum Econômico Brasil – Catar, em Doha, e defendeu o papel diplomático do país Árabe na mediação dos conflitos no Oriente Médio. que conta com a participação defendeu o país Árabe, além de ser um interlocutor-chave em diversos temas de amplitude regional e global.

      "Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina", afirmou.

      Ao discursar, Lula saudou a mediação do Catar no acordo realizado entre Israel e Hamas para a libertação de reféns, reforçando a presença de mulheres e crianças entre eles.

      A participação do presidente no Fórum foi seu primeiro compromisso em Doha, capital do Catar. Haverá a tradicional cerimônia oficial de recepção de chefes de Estado e, em seguida, Lula irá a uma reunião ampliada e a um encontro privado com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.

      Relações bilaterais

      Quanto à ampliação das relações e parcerias entre os dois países, Lula afirmou que a passagem por Doha abrirá portas e construirá pontes entre os dois países. Na avaliação do presidente, o Catar é uma das principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio, além de contar com um setor empresarial interessado em investir no Brasil.

      "Os empresários brasileiros acreditam no potencial do Catar e no futuro de seus negócios. Esse interesse encontra respaldo na forte complementaridade entre nossas economias", disse. Como exemplo de setores em que podem acontecer parcerias e acordos, o presidente mencionou a agricultura, infraestrutura e sustentabilidade.

      Lula afirmou também que existe um amplo espaço para ampliar e diversificar a pauta comercial com produtos de maior valor agregado. "Como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da EMBRAER – como o C-390 que me trouxe a Doha. O Brasil também está implementando medidas de facilitação de comércio como um sistema eletrônico de validação e assinatura de documentos para operações de comércio bilateral", disse.

      Para Lula, esta é a oportunidade para reduzir prazos e custos das transações comerciais entre o Brasil e o Catar.
      Na quarta-feira (29/11), o presidente esteve em Riade, capital da Arábia Saudita. Também nesta quinta, a comitiva do Governo Federal seguirá para os Emirados Árabes Unidos, sede da COP 28, para participar da Cúpula do Clima.

      "Parto hoje para a COP-28, onde lançarei um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática. Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda. Mais do que fortalecer os laços de amizade que nos unem, acredito que Catar e Brasil podem atuar juntos em prol da paz e por um mundo mais justo, próspero e sustentável", concluiu o presidente.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247