CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

"Nossas fronteiras estão garantidíssimas", diz Múcio diante da tensão entre Venezuela e Guiana

Ministro da Defesa assegurou que o solo brasileiro não será utilizado por tropas venezuelanas em caso de uma incursão na Guiana: "não vamos permitir"

Lula e José Múcio (Foto: Ricardo Stuckert/PR | ABr | Pedro França/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Nesta quarta-feira (6), o ministro da Defesa, José Múcio, disse a Gerson Camarotti, do g1, que as Forças Armadas garantem a segurança na região da tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, localizada em Roraima. Ele afirmou que essa área não será utilizada por tropas venezuelanas para uma possível ação no país vizinho. "O Brasil tem que garantir as suas fronteiras, e nossas fronteiras estão garantidíssimas. Não vamos permitir [tropas da Venezuela passando pelo Brasil]. Isso eu asseguro".

A região do Essequibo, atualmente sob controle da Guiana, é alvo de interesse da Venezuela para anexação. Devido à densa floresta que a cobre, existem atualmente dois acessos possíveis: um por mar e outro que atravessa o território brasileiro. >>> Lula determinou 'blindagem de fronteiras' por aumento da tensão entre Venezuela e Guiana, diz ministro da Defesa

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante desse cenário, o governo optou por fortalecer o Regimento de Cavalaria Mecanizada já existente na capital de Roraima. Esse reforço é considerado estratégico, uma vez que Boa Vista é a capital mais próxima da Venezuela. Nos últimos dias, foi anunciado o envio de 20 blindados, além da transformação do batalhão em cavalaria, com a presença de 130 homens na região de fronteira. >>> Entenda a origem da disputa entre Venezuela e Guiana

Ainda de acordo com o jornalista, o presidente Lula (PT) "enviou recados para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de que o Brasil 'não apoiaria nenhum gesto de insensatez'", o que foi considerado um sinal de que o governo brasileiro não hesitará em subir o tom contra a Venezuela em caso de uma escalada do conflito com a Guiana.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO