TV 247 logo
      HOME > Sul

      Renato Freitas pede cassação do mandato do presidente da Alep

      Acusações contra Ademar Traiano ganharam força quando ele admitiu ter recebido propina de um empresário vinculado a um contrato de prestação de serviços com a Alep

      Renato Freitas (Foto: Dálie Felberg/Alep)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Nesta sexta-feira (8), o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) protocolou um pedido de cassação do mandato de Ademar Traiano (PSD-PR), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), fundamentado em alegações de quebra de decoro parlamentar. O documento foi formalmente apresentado no Conselho de Ética da Alep, informa o portal g1.

      A iniciativa de Renato Freitas ocorre após uma série de acontecimentos que abalaram a política paranaense. Na última quarta-feira (6), o parlamentar do PT já havia defendido a destituição de Ademar Traiano da presidência da Alep, além de pleitear a cassação do mesmo. As acusações contra Traiano ganharam força quando este admitiu ter recebido propina de um empresário vinculado a um contrato de prestação de serviços com a Alep.

      A situação se agravou ainda mais com a revelação de um processo movido por Traiano contra Renato Freitas, acusando-o de difamação por tê-lo chamado de corrupto. Em resposta, o petista, mesmo sob a ameaça de cassação, obteve provas que corroboram suas alegações. Segundo Freitas, Traiano assinou um acordo de não persecução penal, confessando o crime de corrupção

      Tanto Ademar Traiano quanto o ex-deputado estadual Plauto Miró, então filiado ao DEM, admitiram ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) terem solicitado e recebido propina de um empresário envolvido em um contrato de prestação de serviços com a Alep. O acordo de não persecução penal, firmado em dezembro de 2022, estipula que os políticos devem confessar o crime e restituir o montante recebido para evitar processos judiciais. O valor estipulado para ressarcimento é de R$ 187 mil, referente ao contrato de R$ 11,4 milhões destinado à TV Assembleia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: