STF pode ajustar decisão que penaliza imprensa, diz Gilmar Mendes
O ministro do STF se referia especificamente ao caso de declarações de entrevistados ao vivo. Ele afirma que o objetivo da decisão é "ser justo"
247 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo que a decisão da Corte que responsabiliza veículos de imprensa por declarações de entrevistados poderá ser ajustada.
"É possível, é possível. Se houver erros fáticos ou provas que, de fato, a tese está a dizer algo para além de determinados juízos, se pode fazer algo", disse Gilmar Mendes, ao ser questionado se a decisão pode ser ajustada.
Ele se referia especificamente ao caso de declarações de entrevistados ao vivo: "É um caso muito singular e muito específico. E óbvio que suscita também dúvidas pela abrangência, sobretudo da tese. Hoje, um jornalista me dizia, por exemplo, da veiculação de entrevistas ao vivo desses fatos e que podem levar à responsabilidade do veículo de comunicação. Eu dizia que é importante que isso seja suscitado, que o que se quer é ser justo, encontrar uma boa fórmula para dar segurança e evitar injustiças".
Decisão do STF permite a responsabilização de veículos de imprensa por declarações falsas de entrevistados. Entidades da imprensa estão preparando um documento a ser levado à Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciando a decisão do STF. Presidente da Corte, Luís Roberto Barroso afirmou que a imprensa não responde por declarações feitas por terceiros. O magistrado disse que veículos podem ser responsabilizados em casos de má-fé.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: