Descrição de chapéu Estados Unidos

Trump assinará decreto contra canudos de papel e promete 'volta ao plástico'

Biden havia estabelecido meta de eliminar utensílios em departamentos e órgãos federais até 2035

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 48
AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que expedirá um decreto contra os canudos de papel ecológicos promovidos por seu antecessor, Joe Biden, e prometeu propagar os canudos de plástico no país.

"Volta ao plástico", disse Trump em sua plataforma Truth Social.

Seu antecessor, o democrata Biden, havia estabelecido a meta de eliminar, na medida do possível, o uso de utensílios plásticos descartáveis, incluindo canudos, em departamentos e órgãos federais até 2035.

Trump não detalhou o plano. "Assinarei uma ordem executiva na próxima semana, encerrando a ridícula iniciativa de Biden em favor de canudos de papel, que não funcionam", escreveu.

Trump, homem com cabelo loiro e pele clara, está em pé, fazendo um gesto com a mão fechada em punho. Com a boca, ele faz um 'biquinho'. Ele usa um terno escuro e uma gravata vermelha. Ao fundo, há uma bandeira dos Estados Unidos e um pano escuro.
Donald Trump, presidente dos EUA, em evento em Washington nesta quinta (6) - Ting Shen/AFP

O governo Biden, no ano passado, determinou a eliminação gradual do plástico de uso único das operações de serviços de alimentação, eventos e embalagens do governo federal até 2027. Para as operações federais em geral, a meta iria até 2035.

Trump é negacionista em relação às mudanças climáticas, considera a transição energética uma "fraude" e prometeu aumentar a produção de petróleo e gás.

Canudos, copos e talheres descartáveis são muito utilizados pelos americanos, grandes consumidores de refeições para levar ou entregues em casa.

O canudo não reciclável se tornou um dos principais símbolos mundiais da poluição por plástico, especialmente nos oceanos.

A poluição plástica se converteu num dos principais desafios ambientais e climáticos de hoje. A produção de plásticos dobrou nos últimos 20 anos no mundo e ganhou novos setores.

O material é produzido a partir de combustíveis fósseis e gera 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, responsáveis pela crise climática.

A produção de lixo plástico também dobrou em duas décadas, e projeções indicam que ela deve triplicar até 2060. Apenas 9% do plástico é reciclado globalmente. A maior parte vaza para o meio ambiente por causa de sistemas de descarte e coleta ineficazes, quando não inexistentes, que fizeram do plástico um resíduo onipresente, com consequências para a saúde humana e do planeta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 48

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Daniel Pimentel

7.fev.2025 às 22h45

Há sementes da zumbilândia brotando em vários lugares, com grosseira ignorância, atrofia cognitiva e nanismo ético. Seres adoentados, traumatizados, cometendo crimes, externalizando atrocidades e anacronismos como heróis da existência. Um surrealismo perigoso e uma reedição de um passado brutal e bárbaro. Isso segue na câmara de sp, go e vários outros estados e países. Fiquemos atentos!