O número de desabrigados e desalojados em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Grande Recife entre quarta (5) e quinta-feira (6) chegou a 301 pessoas, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil de Pernambuco.
Ao todo, são 61 pessoas desalojadas em Jabotão dos Guararapes, 83 desabrigadas na cidade de Olinda, 34 desabrigados em Igarassu, 3 desabrigados em Camaragibe e 120 pessoas desalojadas em Paulista.
Nesses dois dias de chuvas, 7 mortes foram registradas. Duas por deslizamento de terra, duas por afogamento e três por choque elétrico. No Recife, Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, morreu após sofrer um choque elétrico em uma área alagada, na área central da capital. O jovem foi enterrado nesta quinta-feira (6).
Também no Recife, mãe e filha, Maria da Conceição Braz de Melo, de 51 anos, e Nicole Melo Braz de Souza, de 23 anos, morreram na madrugada de quinta-feira (6), após uma barreira deslizar e atingir a residência onde moravam na zona norte da capital. O enterro da das duas acontece nesta sexta-feira (7).
Em Paulista, Myriam Vitória Amorim, de 24 anos, também morreu por choque elétrico, na noite de quarta (5). Ela chegou a receber as manobras de reanimação pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu durante o atendimento.
As outras três mortes foram de três homens. Valdomiro Simões da Silva Neto, de 18 anos, morreu depois de sofrer um choque elétrico, também em uma avenida alagada na zona oeste do Recife. Segundo testemunhas, Valdomiro teria se desequilibrado e encostado na parede de uma residência, quando foi atingido pela descarga elétrica.
Já em Camaragibe, um homem morreu por afogamento e teve o corpo resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Um terceiro homem, que não teve nome e idade informados, foi encontrado morto próximo a uma estação do metrô, na zona oeste do Recife, após ter sido arrastado pela enxurrada.
Na manhã desta sexta-feira (7), a Defesa Civil de Recife visitou o local onde aconteceu o deslizamento de barreira que vitimou mãe e filha, na zona norte da capital. Equipes do órgão avaliaram o risco de novo incidente no ponto e já precisaram retirar 45 famílias dos seus imóveis.
Segundo a Defesa Civil, as famílias foram remanejadas para abrigos da Prefeitura ou para casa de parentes, enquanto os agentes concluem o trabalho. O órgão informou ainda que as famílias serão incluídas no benefício de auxílio-moradia da Prefeitura e que as assistentes sociais do município já estão iniciando o processo de cadastro.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a previsão para este final de semana é de tempo parcialmente nublado, mas com possibilidade de sol.